postado em 07/10/2009 21:52
A Argentina realizou nesta quarta-feira o primeiro treinamento coletivo visando as duas últimas partidas pelas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010. Mesmo criticado e com o cargo a perigo, Maradona manteve o esquema de jogo das últimas partidas e promoveu a escalação do atacante Gonzalo Higuaín, do Real Madrid, ao lado de Lionel Messi, do Barcelona, e do meia Pablo Aimar, do Benfica. A surpresa ficou por conta da ausência de Carlitos Tevez, do Manchester City, até mesmo do time reserva.
A princípio, o treinador optaria pelo experiente centroavante Martín Palermo, do Boca Juniors, como companheiro de ataque de La Pulga. O maior artilheiro da história do clube Xeneize havia se destacado ao anotar os dois gols da vitória da última quarta-feira sobre Gana e Maradona revelou escalar o jogador como titular.
Além de Higuaín, El Diez promoveu mais duas novidades na equipe titular da Argentina que enfrentou a equipe sub-17 do país. Na vaga de Pablo Zabaleta na lateral direita, cortado na última segunda-feira, o técnico da Albiceleste improvisou o meia Jonás Gutiérrez, do Newcastle. Do outro lado, Emiliano Insúa, do Liverpool, ganhou a chance da titularidade logo na primeira convocação.
No meio-campo, três novidades. A única permanência acabou sendo do volante Javier Mascherano, capitão da equipe de Maradona. De resto, o comandante optou por Enzo Pérez, destaque do Estudiantes na conquista da Libertadores desta temporada, e a dupla do Benfica, Ángel de Maria e Pablo Aimar.
Entretanto, a maior novidade ficou por conta da não escalação do ex-corintiano Carlitos Tevez. Após 40 minutos de movimentação com os titulares, Maradona mudou totalmente a equipe e escalou Mariano Andújar; Nicolás Pareja, Martín Demichelis, Nicolás Otamendi e Fabián Monzón; Juan Sebástian Verón, Mario Bolatti e Frederico Insúa; Ezequiel Lavezzi, Sergio Agüero e Martín Palermo.
Necessitada da vitória em Buenos Aires, a Argentina entra em campo neste sábado, às 19 horas, contra o Peru. Na quarta-feira, a equipe de Maradona joga sua vida nas Eliminatórias no clássico contra o Uruguai, em Montevidéu.