postado em 08/10/2009 08:00
Embalado pelo fim de jejum de vitórias fora de casa, o Botafogo tenta dar mais um passo para escapar do rebaixamento nesta quinta-feira, diante da torcida, no Engenhão, mas terá pela frente mais um adversário que briga por vaga na Libertadores e pelo título no Brasileirão: o Atlético-MG.
[SAIBAMAIS]O Glorioso encerrou um jejum de 11 jogos sem triunfo como visitante ao superar o Goiás em pleno Serra Dourada por 3 x 1 no domingo. Apesar de o resultado não ter sido suficiente para tirar o time da zona da degola (começou a rodada como 17º colocado com 28 pontos), serviu para melhorar e muito o ambiente.
"Tiramos um peso das costas contra o Goiás, mas sabemos que ele voltará se a vitória contra o Atlético-MG não acontecer. Por isso mesmo temos que encarar essa partida como uma verdadeira final de campeonato, uma grande oportunidade de embalarmos de vez neste Brasileiro e provarmos que podemos estar bem melhores colocados na tabela de classificação", disse o técnico Estevam Soares.
Além da vitória em Goiânia, outro fator que os torcedores botafoguenses se apegam para projetar um triunfo contra o Galo é o retrospecto recente entre as duas equipes. Nas últimas seis vezes em que duelaram no Rio de Janeiro, o Glorioso venceu todas. O Atlético não sabe o que é superar os cariocas em casa desde 1999, quando fizeram 5 x 1 pelo Campeonato Brasileiro. O fato, porém, é minimizado pelos botafoguenses.
"Esse histórico recente não entra em campo e não nos dá nenhuma vantagem para este compromisso. Além disso, a realidade é completamente diferente e hoje em dia o Atlético Mineiro é um time que está lutando pela conquista do título. Isso mostra a força de seu conjunto. Temos que trabalhar muito para conseguirmos um resultado positivo, mas sabemos que temos condições de ganhar este confronto", afirmou o zagueiro e capitão Juninho.
Para este compromisso, o Botafogo não poderá contar com o volante Leandro Guerreiro e nem com o atacante Víctor Simões, que cumprem suspensão por terem recebido o terceiro cartão amarelo contra o Goiás. Com isso, Fahel entra no meio e o atacante Jobson, destaque contra os goianos, ganha a oportunidade de começar jogando pela primeira vez.
Galo ao ataque: Pelo lado do Atlético, terceiro colocado do Nacional com 47 pontos, o técnico Celso Roth entende que a partida contra o Botafogo pode ser considerada estratégica para a sua equipe neste Campeonato Brasileiro.
"Estamos vindo de um resultado positivo contra o Barueri (2 x 1) na nossa casa e temos esse confronto contra o Botafogo, que considero fundamental. Estamos chegando a um momento de definição no Campeonato Brasileiro, com as equipes deixando claro pelo que podem lutar. Ganhando vamos nos posicionar muito bem em relação a esta luta", disse.
Ciente da importância do duelo, os jogadores do time mineiro prometem uma postura ousada. "Vamos ter que ignorar o mando de campo e tomar a iniciativa do confronto, assim como acreditamos que o Botafogo vai tentar fazer. Uma vitória nesse jogo será muito importante e por isso não podemos abrir mão de atacar", afirmou o meia Evandro.
Mas atacar não será tarefa fácil para o Galo. Isso porque Celso Roth não poderá contar com a sua dupla de frente titular. Éder Luís foi vetado pelo departamento médico por conta de um corte no tornozelo esquerdo, enquanto Diego Tardelli está servindo a seleção. Com isso, o meia Renan Oliveira vai formar dupla com o colombiano Rentería. Na lateral direita, Coelho deve ficar com o posto de Carlos Alberto, que sofre com um incômodo no joelho direito.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO x ATLÉTICO-MG
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 8 de outubro de 2009, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: Marcelo Barison e Otávio Neto (ambos de AL)
BOTAFOGO: Jéfferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Fahel, Léo Silva, Lucio Flavio e Reinaldo; Jobson e André Lima
Técnico: Estevam Soares
ATLÉTICO-MG: Carini, Coelho, Jorge Luiz, Werley e Thiago Feltri; Correa, Jonílson, Márcio Araújo e Evandro; Renan Oliveira e Rentería
Técnico: Celso Roth