postado em 08/10/2009 09:27
Na próxima segunda-feira, mais de cinco mil crianças tomarão conta do Autódromo Internacional Nelson Piquet para participar da 3; Candanguinha. Entre elas, dois irmãos farão sua estreia na divertida competição: Alencar Filho, de 9 anos, e Alan Guimarães, de 5. A dupla se animou a participar da festa do dia das crianças, promovida pelo Correio Braziliense, e com o apoio do Governo do Distrito Federal, depois que o pai, Alencar Sarkis Guimarães, os convidou. Eletricista, ele e a esposa nunca tiverem a oportunidade de correr. Mas resolveram estimular os filhos a praticarem a modalidade. ;A ideia é incentivá-los na prática do esporte e entrosá-los com outras crianças da idade deles;, explica Guimarães.O mais velho, Alencar, é superempolgado. O garoto explica que seu único treinamento foi feito há alguns meses, na escola, em uma tarde em que ele e a sua turma passaram o dia correndo com a orientação da professora. Mas logo depois ele se corrige e lembra que faz dois treinos diários: na escola, com os amigos, e em casa, com o irmão. ;Todo dia a gente corre no recreio. E em casa, às vezes a gente briga e ele (Alan) sai correndo para minha mãe;, relata.
Alan, entretanto, garante que é mais rápido que o irmão, mesmo sendo quatro anos mais novo. ;Às vezes eu alcanço ele;, assegura o pequeno. ;Ele passou a acelerar desde o dia em que eu o provoquei;, justifica Alencar. Mesmo com toda essa ;prática;, ele não tem nenhuma expectativa de resultado na Candanguinha. ;Vamos mais para brincar e conhecer. Já vi gente muito mais nova que eu correndo mais rápido;, argumenta.
Ou não tinha, até saber que o campeão de cada bateria ganhará uma bicicleta. Com os olhos brilhando, garantiu que se esforçará mais. Alan também se animou: ;Estou aprendendo a andar sem rodas!”, conta, orgulhoso. Diante da afirmação de que então não precisaria de uma bicicleta nova, ele rebate na hora: ;Preciso sim, a minha tá meio ruim;.
Cada vez maior
Em seu terceiro ano, a Candanguinha não para de crescer. Na primeira edição foram quatro mil inscritos. Ano passado, cinco mil. Este ano as inscrições superaram a casa dos cinco mil.
Programe-se
Entrega dos kits
Dias: Amanhã, sábado e domingo
Horário: das 10h às 20h
Local: stand da Candanguinha no piso 3 do Pátio Brasil Shopping
Kit: camiseta, boné, squeezy, número de peito personalizado, vale-foto e um kit
lanche para o dia do evento.
Para todas as idades
A largada para a 3; Candanguinha será às 8h. As provas serão divididas em três categorias: as crianças de 5 a 6 anos correm 100m; as de 7 a 9 anos, 200m, e as de 10 a 12 anos, 300m. Os vencedores de cada bateria ganharão uma bicicleta. No entanto, todos os atletas que participarem serão premiados com medalhas.
Mas a criançada não irá para o Autódromo Internacional Nelson Piquet apenas para correr. Além das provas, eles terão várias atrações montadas para que possam comemorar seu dia com muita diversão. Haverá muro de escalada, tobogã com piscina de bolinhas, futebol de sabão, pula-pula, hight jump, loconauta, cama elástica e pintura de rosto. A animação ficará por conta dos mascotes Guinho e Guinha.
Garantindo a festa
Amanhã começam as entregas dos kit atletas. Os responsáveis pelos pequenos competidores devem ficar atentos: o stand da Candanguinha estará no terceiro piso do Pátio Brasil e não no segundo, como havia sido informado anteriormente.