Superesportes

Robert salva Verdão e garante empate com o Avaí

postado em 08/10/2009 23:27
Mais uma vez, a ausência de Diego Souza trouxe problemas ao Palmeiras. Na noite desta quinta-feira, o Verdão sentiu muita falta de seu principal destaque, que está na seleção brasileira, e sofreu para empatar com o Avaí por 2 a 2. Robert foi o salvador no estádio Palestra Itália, com gol de cabeça aos 41 minutos do segundo tempo.

Apesar do tropeço, o Palmeiras (54 pontos) continua firme na liderança do Campeonato Brasileiro. Ao final da 28; rodada, a vantagem alviverde continua em cinco pontos, já que o vice-líder São Paulo havia empatado no dia anterior em casa contra o Coritiba.

[SAIBAMAIS]Na partida desta quinta-feira, o Avaí chegou a abrir dois gols de vantagem, em jogadas de bola parada criadas pelo veterano Marquinhos. O Palmeiras diminuiu com Vagner Love, ainda na etapa inicial, e mostrou importante poder de recuperação ao igualar com Robert na base do abafa.

Na próxima rodada, ambas as equipes vão entrar em campo no feriado do dia 12 de outubro. O Palmeiras desafia o Náutico, em Recife, enquanto o Avaí estará no Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo.

O jogo

Antes de a bola rolar, jogadores e comissão técnica do Palmeiras pediram cuidado com o veloz ataque do Avaí. E todos tinham razão. Em oito minutos, a equipe catarinense mostrou que também iria incomodar a defesa dos donos da casa.

Aos sete minutos, o Palmeiras escapou de forma incrível do primeiro gol. Eltinho perdeu uma chance sem goleiro, quase em cima da linha. Só que no minuto seguinte não teve jeito. Marquinhos cobrou escanteio da esquerda e viu uma disputa pelo alto entre Danilo, William e Marcão, que acabou desviando contra o patrimônio.

Depois do susto, os jogadores de maior qualidade técnica do Palmeiras resolveram aparecer. Aos 18 minutos, a parceria Cleiton Xavier e Vagner Love rendeu frutos. O chute cruzado do camisa 9 alviverde raspou o poste do goleiro Eduardo Martini.

Quando os comandados de Muricy Ramalho ameaçavam sufocar, o Avaí deu um banho de água fria no Palestra Itália. Aos 32 minutos, Marquinhos cobrou falta da ponta direita e encontrou Emerson livre na área, em uma falha clamorosa de marcação dos paulistas. A cabeçada do zagueiro do Leão entrou no canto direito de Marcos.

Enquanto a torcida já se mostrava desesperada, o Palmeiras viveu seis minutos de puro abatimento até diminuir a desvantagem. Aos 38, a defesa do Avaí resolveu fazer a sua lambança na cobrança de escanteio de Cleiton Xavier e deixou a bola de presente para Vagner Love fuzilar Eduardo Martini: 2 a 1 contra o Verdão ao final do primeiro tempo.

Nova formação

O Palmeiras voltou para a etapa complementar mais ofensivo, com as entradas de Willians e Robert nos lugares de Jefferson e Obina. Em três minutos, duas chances para o Verdão, mas Edmilson e Willians não tiveram êxitos nas conclusões.

Sufocando o rival de Florianópolis, o Verdão estava perto do empate e, ainda assim, sofria com o nervosismo. Faltava apenas capricho na definição das jogadas. As finalizações de Robert e Marcão não entraram por mero detalhe.

Nos 15 minutos finais, o Palmeiras partiu para o desespero com Ortigoza na vaga de Souza. O Avaí perdeu a chance de definir a fatura no chute de Assis, sem goleiro, que bateu em Edmilson caído. Aí veio o castigo. No final, Robert igualou de cabeça e levou o Palestra Itália ao delírio: 2 a 2.

Ficha técnica

PALMEIRAS 2 x 2 AVAÍ

Local: Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 08/10/2009, quinta-feira
Horário: 21 horas, de Brasília
Renda: R$ 705.471,24
Público: 16.597 pagantes
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises (Fifa-RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ)
Cartões amarelos: Edmilson, Danilo e Obina (Palmeiras); Eduardo Martini e Marquinhos (Avaí)
Cartão vermelho: Vagner Love (Palmeiras)
Gols:
PALMEIRAS: Vagner Love, aos 38 minutos do primeiro tempo; Robert, aos 42 minutos do segundo tempo.
AVAÍ: Marcão (contra), aos oito, Emerson, aos 32 minutos do primeiro tempo.

PALMEIRAS: Marcos; Edmilson, Danilo e Marcão; Figueroa, Jumar, Souza (Ortigoza), Cleiton Xavier e Jefferson (Willians); Obina (Robert) e Vagner Love.
Técnico: Muricy Ramalho.

AVAÍ: Eduardo Martini; Rafael, Augusto e Emerson; Luís Ricardo, Marcus Winícius, Léo Gago, Marquinhos, Muriqui (Assis) e Eltinho; William (Cristian).
Técnico: Silas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação