postado em 09/10/2009 10:11
A vantagem de cinco pontos do Palmeiras na liderança do Campeonato Brasileiro está longe de empolgar o goleiro Marcos. Apesar de recentes tropeços ante Santo André e Coritiba, o São Paulo é uma clara preocupação ao camisa 12 do Verdão, principalmente pela experiência em momentos de pressão.
"O Palmeiras tem jogadores jovens, que ainda cometem erros em alguns momentos. O São Paulo, por exemplo, está mais acostumado a jogar nessa reta final. Aqui, a pressão é maior", comparou o pentacampeão mundial, logo após o surpreendente empate alviverde contra o Avaí.
Dono de um discurso sereno e ponderado, ao contrário do explosivo Marcos, o presidente Luiz Gonzaga Belluzzo procurou entender a posição de seu goleiro, que deu as declarações ainda no calor do jogo desta quinta-feira. O dirigente sabe que existe uma forte cobrança interna pelo fim do jejum alviverde no Campeonato Brasileiro, que dura desde 1994.
"O São Paulo é o atual tricampeão brasileiro, joga com uma pressão menor. Enquanto isso, você sente um clima de ansiedade nos palmeirenses, dá para perceber no próprio ambiente", justificou.
Porém, a preocupação com o fantasma do Jason tricolor não é unânime no Palestra Itália. Outra peça de peso do elenco, o volante Edmilson não compactua de tanta preocupação com o São Paulo na disputa pelo título brasileiro.
Ele aconselha o Palmeiras a pensar apenas em seus compromissos até o final da competição - restam 30 pontos em jogo. Contra o Avaí, o Verdão cometeu falhas na defesa que não vinham ocorrendo, sobretudo em jogadas de bola parada. Assim, correu o risco até de sair derrotado em casa.
"Não devemos pensar no São Paulo, fala-se muito no São Paulo, somos nós que estamos na frente, precisamos fazer a nossa parte. Se começarmos a vacilar, perder pontos bobos, aí vai complicar. Bola a gente tem, precisamos manter o padrão", afirmou Edmilson.