postado em 09/10/2009 13:27
Um clássico francês é o destaque das semifinais do ATP 500 de Tóquio. Na manhã desta sexta-feira, Gael Monfils, cabeça de chave número 4, e Jo-Wilfried Tsonga, segundo favorito ao título, venceram seus respectivos compromissos e serão adversários na briga por uma vaga na decisão.
Depois de perder o primeiro set para o suíço Stanislas Wawrinka, sétimo pré-classificado, Monfils tomou conta do jogo e não teve mais seu saque sequer ameaçado. O francês controlou a partida e venceu de virada por 2 sets a 1, parciais de 2/6, 6/3 e 6/4.
Tsonga também teve trabalho para vencer nas quartas de final e precisou virar o jogo contra o jovem qualifier letão Ernests Gulbis. Com duas quebras de saque, apenas uma a mais que seu adversário, o tenista francês garantiu a vitória por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/4 e 6/3.
Desta forma, o clássico francês na semifinal está assegurado. Os dois compatriotas se encontraram apenas vez no circuito da ATP, justamente em uma semifinal. Na edição do ano passado do Torneio de Bangcoc, Tsonga precisou de apenas 60 minutos para vencer em sets diretos de 6/0 e 6/3.
A outra semifinal do ATP 500 de Tóquio também foi definida na manhã desta sexta-feira. Oitavo pré-classiciado, o australiano Lleyton Hewitt não tomou conhecimento do qualifier francês Edouard Roger-Vasselin e venceu em pouco mais de uma hora com parciais de 6/4 e 6/0.
Já o tcheco Tomas Berdych, cabeça de chave número 5 da competição oriental, não conseguiu justificar seu favoritismo diante do russo Mikhail Youzhny. Melhor no primeiro serviço, o tenista nascido em Moscou ganhou por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 7/6 (8-6).
Na briga por uma vaga na decisão do torneio, Hewitt defende uma invencibilidade de três jogos no confronto direto com Youzhny. O ex-líder do ranking mundial perdeu apenas um set diante do russo e levou a melhor nas oitavas de 's-Hertogenbosch-2002 e Wimbledon-2002 e na segunda rodada do Master Series de Indian Wells-2008.