postado em 09/10/2009 20:44
Equador e Uruguai ainda têm mais dois jogos nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, mas, quem vencer o duelo das 19 horas (de Brasília) deste sábado praticamente encaminha a classificação. Em Quito, a 2.850 metros acima do nível do mar, os times se enfrentam para ver quem fica mais próximo do Mundial.
[SAIBAMAIS]Matematicamente, o Equador pode garantir sua vaga já neste sábado. Na quarta colocação, com 23 pontos, o time precisa vencer seu rival e torcer por derrota da Argentina ante o Peru, e tropeços de Venezuela e Colômbia contra Paraguai e Chile, respectivamente. De qualquer maneira, um triunfo deixa a situação boa para a partida final, contra os chilenos.
"Sabemos que temos que ganhar, queremos nos classificar ao Mundial, mas não devemos nos desesperar. Isso vai ser muito importante nesta partida", afirmou o volante Segundo Castillo. Já o técnico Sixto Vizuete preferiu apimentar a briga: "vamos ver o que acontece: se a garra charrúa é melhor que a garra equatoriana".
Na altitude de Quito, o time tentará se aproximar da vaga à sua terceira Copa do Mundo consecutiva com apenas um desfalque: o atacante Carlos Tenorio deixa o time para dar lugar a Felipe Caicedo. O Uruguai, por sua vez, tem alguns problemas para formar seu time: o volante Cristian Rodríguez está fora por lesão, enquanto os defensores Diego Godín e Carlos Valdez e o meia Jorge Martínez ficam fora por suspensão.
O momento do time é delicado. Precisa vencer os equatorianos para decidir a vaga na última rodada contra a Argentina, em um dos clássicos de maior rivalidade no continente. Por isso, o técnico Oscar Tabárez, que garantiu que o elenco sequer pensa na altitude, já definiu a estratégia: "atacar desde o início".
"O sonho de todos nós é ir ao Mundial e teremos de passar por estas duas partidas e vencê-las para concretizá-lo. A princípio, tudo vai depender desta partida contra o Equador, de ganhar como objetivo máximo e pontuar como objetivo mínimo. Isso pode manter o nosso sonho", continuou o treinador, esperançoso.
Na última edição das Eliminatórias, os uruguaios terminaram com a quinta colocação, que indicava a decisão da vaga com representante da Oceania. No duelo com os australianos, acabaram eliminados.