Superesportes

Alemanha, Itália e mais quatro europeus podem antecipar vaga na Copa

postado em 10/10/2009 12:07
Neste sábado, dois semifinalistas da última Copa do Mundo só dependem de si para se garantir na África do Sul. Campeã em 2006, a Itália reencontra o técnico Giovanni Trapattoni em Dublin com a missão de vencer a Irlanda para assegurar a liderança do grupo 8. Já a Alemanha, terceira colocada e anfitriã do Mundial passado, faz uma decisão contra a Rússia, em Moscou, para evitar a repescagem.

Das duas tradicionais seleções, a Azzurra é quem tem situação mais tranquila para se juntar a Espanha, Holanda e Inglaterra, europeus já classificados para a primeira Copa na África. Adversária das 16 horas (de Brasília), a Irlanda, comandada por Trapattoni, ainda precisa ficar entre os dois primeiros lugares da chave 8 -ocupam a segunda colocação com 16 pontos, quatro abaixo dos italianos, que assumem a vaga com os três pontos mesmo com um jogo a disputar na quarta-feira, contra o Chipre.

Os germânicos têm um confronto direto às 13 horas. Os comandados de Joachim Loew ocupam a ponta do grupo 4, com 22 pontos, um acima da Rússia, que atua em casa neste sábado. Se empatar, os alemães já carimbam o passaporte para a África. "Mas não podemos jogar pelo empate. Temos que tentar atacar e conseguir um gol. A Rússia vai ter as chances, então teremos que tentar vencer lá", pediu Loew.

Os russos, por sua vez, estão assegurados pelo menos na segunda posição. Como têm 21 pontos, dificilmente não disputarão a repescagem entre os oito melhores segundos colocados. O técnico Guus Hiddink, no entanto, quer aproveitar o fato de a partida ser em Moscou para ultrapassar a Alemanha e chegar à rodada final, contra o Azerbaijão, sem precisar de outros resultados.

Quem também pode terminar o sábado já encomendando a passagem para o próximo Mundial é a Sérvia, que lidera o grupo 7 com 19 pontos e se classifica se vencer a Romênia às 15h30 em Belgrado. O desespero na chave está com a França, que recebem a fraca Ilhas Faroe às 16 horas com a obrigação de somar três pontos para ir à repescagem e até sonhar com o primeiro lugar.

Já a Eslováquia, líder da chave 3 com 19 pontos, vai ao Mundial se apenas empatar às 15h30 com a Eslovênia, segunda colocada com cinco pontos a menos. Situação similar vive a Suíça, em primeiro lugar no grupo 2, que visita o eliminado Luxemburgo às 13h45 precisando dos três pontos para não ser ultrapassada pela Grécia, na segunda posição com 14 pontos e adversária da Letônia às 15h30 em Atenas.

Completando as equipes com chances de se garantir com antecipação está a Dinamarca, ausente em 2006 e que retorna a uma Copa se bater às 15 horas a Suécia, dona da segunda posição do grupo 1 com 15 pontos, três abaixo dos dinamarqueses. O duelo é visto com atenção por Portugal. Em terceiro lugar na chave com 13 pontos, os lusitanos torcem por vitória dos líderes e precisam vencer a Hungria às 16h45 em Lisboa para ter chances de ir à repescagem.

A Espanha, já classificada em primeiro lugar no grupo 5 com 24 pontos, visita a eliminada Armênia às 13 horas. A Inglaterra, outra que só cumpre tabela até o fim das Eliminatórias, vai à Ucrânia e enfrenta às 13h15 a seleção da casa, que disputa com a Croácia a oportunidade de ainda sonhar em estar na África do Sul no próximo mês de julho.

Confira os jogos válidos pela penúltima rodada das Eliminatórias Europeias para a Copa o Mundo de 2010 (todos neste sábado, no horário de Brasília):

Grupo 1
15h Dinamarca x Suécia
16h45 Portugal x Hungria

Grupo 2
13h45 Luxemburgo x Suíça
15h Israel x Moldávia
15h30 Grécia x Letônia

Grupo 3
15h30 República Tcheca x Polônia
15h30 Eslováquia x Eslovênia

Grupo 4
11h Finlândia x País de Gales
13h Rússia x Alemanha
15h Liechtenstein x Azerbaijão

Grupo 5
13h Armênia x Espanha
13h Estônia x Bósnia-Herzegovina
15h45 Bélgica x Turquia

Grupo 6
12h Bielo-Rússia x Cazaquistão
13h15 Ucrânia x Inglaterra

Grupo 7
15h30 Áustria x Lituânia
15h30 Sérvia x Romênia
16h França x Ilhas Faroe

Grupo 8
14h Montenegro x Geórgia
16h Irlanda x Itália

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação