Superesportes

Em busca de vaga, Sato diz que F-1 é "trabalho inacabado"

postado em 10/10/2009 18:04
Longe da Fórmula 1 desde o Grande Prêmio da Espanha de 2008, quando a Super Aguri se despediu da categoria, o japonês Takuma Sato quer voltar à principal categoria do automobilismo. Em entrevista à Autosport, ele garantiu que já negocia um possível retorno.

"Estamos conversando. Como você sabe, na Fórmula 1 é difícil de prever. É claro que novas equipes estão chegando, o que é uma grande oportunidade para mim e obviamente as atuais equipes também", disse o piloto com passagens por Jordan, BAR e Super Aguri.

Sato chegou a testar pela Toro Rosso no final do ano passado, mas acabou preterido. O japonês garante que está bem fisicamente e contou que já cansou de descansar ao lado da família. Ele admite correr em outra categoria, mas deixa claro que a prioridade é retornar à Fórmula 1.

"Para mim, a Fórmula 1 é um trabalho inacabado. Então, eu quero voltar e ter um pacote competitivo para pilotar, porque agora tenho experiência e velocidade. Eu realmente espero que possa conseguir", declarou o experiente piloto japonês, esperançoso.

Ele acompanhou o Grande Prêmio do Japão, realizado no último final de semana, e sentiu saudades. "Foi um final de semana doloroso. Voltar a Suzuka, onde tenho muitas memórias, e não pilotar não é um momento fácil", afirmou Sato, que aproveitou a corrida para fazer contatos.

Com o novo regulamento da categoria, o japonês vê suas chances aumentarem. "Ultimamente, a experiência é definitivamente uma ajuda. A Fórmula 1 está no meu coração, mas não é uma coisa que você pode decidir sozinho. Tem muitos fatores envolvidos", analisou.

Questionado sobre o que pretende fazer se não conseguir uma vaga na Fórmula 1, ele avisou que pretende esgotar todas as possibilidades antes de desistir. "A América é uma boa opção, mas até que tudo esteja fechado (na F-1), não quero dizer o que pretendo fazer (fora da categoria)", encerrou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação