postado em 10/10/2009 21:36
O México superou toda a crise envolvendo sua campanha nas Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo e garantiu uma vaga à Copa do Mundo de 2010. Neste sábado, a equipe de Javier Aguirre derrotou El Salvador pelo placar de 4 a 1, gols de Marvin González (contra), Cuauhtemoc Blanco, Francisco Palencia e Carlos Véla, e carimbou o passaporte à África do Sul.
Com a quinta vitória consecutiva nas eliminatórias, após largar no hexagonal final com resultados adversos, o México chegou aos 18 pontos e assumiu momentaneamente a liderança do qualificatório para o Mundial. Por outro lado, El Salvador estacionou nos oito pontos e manteve a penúltima colocação nesta etapa.
Depois de viver uma grande crise durante todas as eliminatórias, o México dominou os 90 minutos de partida e construiu a vitória sem maiores problemas. O primeiro gol dos tricolores aconteceu aos 25 minutos com Marvin González. Após confusão com Blanco dentro da área, o zagueiro salvadorenho tocou para as redes.
Na segunda etapa, o México tratou de transformar o triunfo em goleada. Com 24 minutos, o veterano Blanco recebeu bom passe e tocou na saída do goleiro Miguel Moreno para ampliar o marcador. A festa ficou ainda maior aos 39, quando o também experiente Francisco Palencia recebeu boa bola e anotou o terceiro.
A classificação estava definida, mas El Salvador tratou de balançar as redes de Ochoa. Aos 43 minutos, Julio Martínez marcou o tento de honra. Contudo, nos acréscimos, o jovem Carlos Véla, do Arsenal, aproveitou falha clamorosa da defesa salvadorenha e tocou na saída do goleiro para fechar a goleada.
A nona rodada das Eliminatórias da Concacaf será encerrada ainda neste sábado. A partir das 23 horas, horário de Brasília, Honduras encara os Estados Unidos com a possibilidade de garantir seus lugares no Mundial da África do Sul. Por outro lado, Costa Rica e Trinidad e Tobago completam os jogos da noite.