postado em 11/10/2009 15:41
Após fazer uma bateria exames em Paris de maneira bem sucedida, o brasileiro Felipe Massa voltará a pilotar um carro de Fórmula 1 na segunda-feira. A Ferrari confirmou os testes através de seu site oficial na tarde deste domingo, mas reiterou que o piloto deve voltar à categoria apenas em 2010.
O brasileiro tinha esperanças de participar do Grande Prêmio de Abu Dhabi, prova que encerra a temporada no dia 1º de novembro, mas a possibilidade foi praticamente descartada. "O evento de amanhã é importante, mas de nenhuma forma significa que Felipe retornará às competições em um futuro próximo", diz a nota da escuderia.
Os testes serão realizados na pista de Fiorano com o modelo F2007 equipado com pneus utilizados na categoria GP2. Em seu comunicado, a Ferrari ainda destacou que a prioridade do atual vice-campeão do mundo nos testes desta segunda-feira não é o tempo.
"Não será exatamente uma sessão de testes e nem os tempos de volta serão levados em consideração. Haverá muito tempo para isso em 2010 quando, ao lado de Alonso, ele começará o trabalho de desenvolvimento do novo carro. Será apenas uma oportunidade de reintroduzir Felipe ao seu ambiente natural - a pista de corrida", diz a nota.
A Ferrari esclareceu que avaliação médica informal feita em Paris foi bastante positiva, mas os resultados não são suficientes para endossar a volta do brasileiro nos próximos dois meses. "Portanto, conversas sobre o retorno à Fórmula 1 devem esperar até o começo da temporada de 2010", explica a equipe.
Assim, os exames oficiais exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para permitir que um piloto acidentado volte à competir serão realizados apenas no ano que vem. No Grande Prêmio do Brasil, Massa será substituído pelo italiano Giancarlo Fisichella e dará a bandeirada final.