postado em 11/10/2009 15:43
Um dia depois de superar os argentinos, a seleção brasileira bateu a equipe norte-americana no Desafio Internacional realizado em Maringá. Na manhã deste domingo, o time nacional ganhou seis das sete lutas no Ginásio Parque do Japão e garantiu o triunfo na competição.
No sábado, os brasileiros venceram os argentinos por 5 a 1. No total, foram nove ippons em 14 confrontos. A medalha de prata ficou com a equipe argentina, que ganhou dos norte-americanos por 6 a 1. No próximo dia 17 de outubro, a cidade de Vitória-ES recebe o Desafio Internacional.
O campeão mundial Luciano Corrêa elogiou a torcida paranaense. "Todos os atletas entram muito mais motivados com o ginásio lotado. Argentina e EUA estão em fase de renovação e foi um bom desafio. Agora é dar início aos treinos pensando no evento daqui a seis dias em Vitória e na reta final da temporada", disse.
O meio-leve Leandro Cunha prevê mais dificuldades no próximo torneio. "Todo desafio é gostoso de lutar e dentro de casa temos que mostrar que somos nós quem mandamos. Mas tenho certeza que na próxima semana eles vão vir muito mais fortes e temos que ficar espertos para não sermos surpreendidos", afirmou.
Ney Wilson, coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), valorizou a possibilidade de competir em casa. "Isso nos proporciona uma análise psicológica que acompanhará o atleta e vai prepará-lo para conviver com isso. Quando se está em grandes eventos, como Jogos Olímpicos, são assediados e precisam estar prontos para este tipo de situação", afirmou.
Além dos sete judocas que competiram, a seleção brasileira contou com dois reforços de peso em Maringá. Lesionado, o medalhista olímpico Leandro Guilheiro apenas assistiu aos combates. Assim como o bicampeão mundial João Derly, que pretende voltar a integrar a seleção no Grand Slam de Tóquio, em dezembro.
Confira os resultados dos confrontos com os Estados Unidos:
-60kg: Ricardo Ayres vence Victor Dominguez por ippon
-66kg: Leandro Cunha vence Júlio Rodriguez por ippon
-73kg: Marcelo Contini vence Alfred Raymond por ippon
-81kg: Nacif Elias vence Jonathan Fernandez por ippon
-90kg: Eduardo Santos empata com Jacob Larsen
-100kg: Luciano Corrêa vence Shintaro Higashi por ippon
100kg: Walter Santos vence Mathew Walker por WO