postado em 12/10/2009 09:15
Apesar do tropeço em casa contra o Avaí, o Palmeiras terá a chance de ficar mais próximo do título brasileiro se continuar com o bom desempenho como visitante. Nesta segunda-feira (12/10), o Verdão enfrenta o Náutico, às 16 h, no estádio dos Aflitos, em busca do terceiro triunfo seguido fora de seus domínios.
[SAIBAMAIS]Outro fator aparece como favorável ao Palmeiras, dono de 54 pontos na classificação do Campeonato Brasileiro. Diante dos rivais que integram a zona de rebaixamento, Fluminense, Sport, Santo André e o próprio Náutico, o clube da capital paulista comemora 100% de aproveitamento.
Caso mantenha o histórico contra os 'desesperados', o Verdão ainda disparará na ponta da tabela. Se superar o time pernambucano e o Atlético-MG não bater o Cruzeiro, a diferença para o segundo colocado, que continuaria sendo o São Paulo, chegaria a oito pontos faltando nove jogos para o fim do Nacional.
Concentração
Mesmo com o favoritismo em campo, o técnico Muricy Ramalho prega concentração ao seu elenco. "Não fico preocupado com números, meu número é o Náutico. Devemos pensar que o Botafogo estava em baixa e venceu o Atlético-MG na última rodada", afirma o treinador.
Muricy Ramalho acredita que o empate diante do Avaí deve ser encarado com naturalidade no Palestra Itália, até porque outros concorrentes como Goiás, Atlético-MG e São Paulo também vacilaram na competição. Segundo o treinador, o Palmeiras já provou que é uma equipe confiável.
"Aquele que for mais regular vai levar vantagem na reta final do Campeonato Brasileiro. Esse é o nosso caso, por isso estamos na liderança faz 13 ou 14 rodadas. Isso que é regularidade", elogia.
Desfalques
Em contrapartida, Muricy Ramalho tem muitos problemas para escalar o Palmeiras. O volante Edmilson e os atacantes Obina e Vagner Love estão suspensos. Já o meia Diego Souza e o lateral Armero defendem suas seleções nacionais. O lateral esquerdo Jefferson sentiu uma lesão no tornozelo e acabou vetado. Para completar, o zagueiro Maurício Ramos e o volante Pierre já vinham lesionados e aumentam a lista de desfalques.
Em contrapartida, a zaga recebe a volta do jovem Maurício, que estava suspenso contra o Avaí. O ataque, por sua vez, terá as principais novidades, com a presença da dupla Ortigoza e Robert.
No Náutico, o técnico Geninho espera contar com até oito reforços. Os zagueiros Márcio e Cláudio Luiz, o lateral Michel, o volante Derley e o meia-atacante Carlinhos Bala cumpriram suspensão na derrota contra o Internacional e estão à disposição. Já o atacante Tuta, o meia Ailton e o zagueiro Fernando devem ser liberados pelo departamento médico.
FICHA TÉCNICA:
NÁUTICO x PALMEIRAS
Local: Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)
Data: 12 de outubro de 2009, segunda-feira
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (SC)
Assistentes: Marcia B. Lopes Caetano (Fifa-RO) e Kleber Lucio Gil (SC)
NÁUTICO: Glédson; Márcio, Vágner e Cláudio Luiz; Patrick, Derley, Ailton, Irênio e Michel; Carlinhos Bala e Bruno Mineiro
Técnico: Geninho.
PALMEIRAS: Marcos; Maurício, Danilo e Marcão; Figueroa, Jumar, Souza, Cleiton Xavier e Willians; Ortigoza e Robert
Técnico: Muricy Ramalho.