postado em 12/10/2009 14:03
O sonho do tetracampeonato nacional consecutivo ainda é possível para o São Paulo, mas ficou muito mais difícil de virar realidade após dois tropeços seguidos (contra Coritiba e Flamengo), como comprovam os números das últimas três campanhas vitoriosas do time.
Para ser campeão em 2006, o Tricolor precisou de 78 pontos. No ano seguinte, somou 77 e ficou com a taça. Na temporada passada, foram 75. Já na atual edição do Campeonato Brasileiro, a equipe do técnico Ricardo Gomes, se vencer todos os nove jogos que lhe restam, chegará a 76.
Após a derrota por 2 X 1 de virada para o Flamengo, no último sábado, resultado que pode deixar o São Paulo a oito pontos do líder, Palmeiras, o próprio treinador admitiu que a busca pelo título ficou complicada. "Agora dependemos de outros resultados. Se antes a nossa margem de erro era mínima, agora terá que ser zero. Essa será nossa máxima daqui para frente", avisou.
Com isso, Gomes secará o arquirrival nesta segunda-feira, contra o Náutico, nos Aflitos. "Se o Palmeiras vencer, teremos de tirar um ponto por rodada. Ficaria muito difícil", reconheceu, sem, no entanto, prever que a briga continuará quente mesmo em caso de triunfo palmeirense. "O Palmeiras deu uma desgarrada, mas atrás vêm cinco, seis times brigando. Vai ser assim até o final, não há nada garantido".
Com 49 pontos após 29 jogos no Brasileirão, o São Paulo volta a campo no próximo sábado, quando encara o Atlético-MG no Mineirão. O elenco se reapresenta e inicia a preparação para o confronto nesta segunda-feira, em treinamento marcado para as 16 h no CT da Barra Funda.