postado em 13/10/2009 09:35
Quadrifinalista do Aberto dos Estados Unidos e vice-campeão do ATP 500 de Pequim, Marin Cilic não manteve a fase ascendente no Masters 1000 de Xangai. Com uma virada no terceiro set, o croata foi eliminado logo na estreia pelo tcheco Tomas Berdych, que aplicou 7/6 (10-8), 3/6 e 6/4.Buscando se encaixar no grupo dos dez melhores do mundo de forma inédita, Cilic ficou mais distante de completar o objetivo ainda neste ano ao se perder na terceira parcial, que era vencida por ele com uma quebra de serviço de vantagem. Assim, Berdych se recuperou a tempo de repetir o resultado de 18 de setembro, quando venceu batalha de cinco sets nas semifinais da Copa Davis - ao final, o triunfo acabou sendo decisivo para o avanço da República Tcheca e a eliminação da Croácia.
A reviravolta concretizada em 2h39 significou a maior surpresa do Masters 1000 até aqui e uma interrupção na grande fase do balcânico, que nos EUA eliminara Andy Murray e em Pequim só cedera quatro games a Rafael Nadal. Classificado à segunda rodada, o tcheco, 20; colocado do ranking de entradas, pega agora o russo Marat Safin, algoz do convidado chinês Mao-Xin Gong por duplo 6/4.
Davydenko e Soderling rumo a Londres: Disputada entre 2006 e 2008 justamente em Xangai, a Masters Cup se mudou para Londres nesta temporada e pode contar com Nikolay Davydenko e Robin Soderling. Nesta terça-feira, ambos estrearam bem na competição chinesa e seguiram com chances de avançar à Copa do Mundo do tênis.
Atualmente o décimo melhor do ranking do ano, Davydenko precisa galgar mais dois postos se quiser viajar à Inglaterra e tem mais chances de alcançar a meta após ignorar Igor Kunitsyn. No encontro russo, o mais famoso anotou 6/4 e 6/2 e agora enfrenta o chileno Fernando González em um confronto direto.
Atrasado na chave por não ser um dos pré-classificados em Xangai, Soderling está a apenas 35 pontos de distância exatamente de González, que hoje seria o último dos oito integrantes da Masters Cup. Nesta terça, o sueco superou o romeno Victor Hanescu por 6/3 e 6/4 e medirá forças com o espanhol Nicolás Almagro, que ganhou do alemão Philipp Kohlschreiber por 2 sets a 1: parciais de 6/7 (2/7), 6/1 e 7/6 (8/6).