Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Luís Fabiano prefere eliminar Argentina na África do Sul

A maioria dos jogadores da seleção tem utilizado um discurso cauteloso, mas Luís Fabiano colocou pimenta ao falar das chances da Argentina ir para a Copa do Mundo. Na visão do camisa 9 do Brasil, a classificação do rival seria até mais especial em um futuro confronto no Mundial. "Queremos tirá-los na África do Sul", avisou.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira, Luís Fabiano mostrou a habitual língua afiada. Questionado sobre ter alcançado a condição de craque na carreira, o ex-são-paulino avisou: "Não me considero (um craque), mas me garanto dentro de campo".

Para o jogo desta quarta-feira contra a Venezuela, Luís Fabiano tem uma motivação extra com a camisa da seleção: buscar a artilharia isolada das Eliminatórias da Copa do Mundo. Ele é o goleador da competição ao lado do chileno Suazo, com nove tentos.

Apesar da ótima fase e dos constantes elogios, o Fabuloso avisa que está atento para evitar a acomodação até o Mundial. O atacante sabe que a concorrência na posição é grande, inclusive com o fantasma do corintiano Ronaldo. "Hoje eu me sinto ainda mais pressionado", explicou.

Veja os principais trechos da entrevista de Luís Fabiano:

Centroavante de marketing?
Cada um tem sua personalidade. Não sou de fazer marketing, só falo o que penso, o que estou vendo. Em relação a sair em revista, em criar polêmicas, sou tranquilo, só falo o que penso e o que acho.

Novo Luís Fabiano
Acredito que estou em um momento de muito amadurecimento, tanto dentro como fora de campo. Consegui depois de muitas porradas, consegui encontrar tranquilidade dentro de campo. Você vai aprendendo a lidar com certas situações. Voltar para a seleção foi fundamental para minha carreira, para meu crescimento. Depois que cheguei, convivi com uma pressão muito grande, o Brasil buscava um atacante, era um momento de renovação. Eu consegui suportar a pressão, desempenhar um bom futebol e marcar gols importantes. O tempo que passei na Europa também foi importante. Há seis anos, não conseguia nem sequer ficar na Europa. Hoje estou preparado para todas as dificuldades.

Reconhecimento tardio
Demorou devido a várias situações que passei, foram muitos problemas, altos e baixos na carreira, não recebi uma sequência de jogos. Anteriormente, tinha o Ronaldo aqui, ele deveria jogar mesmo, era o melhor do mundo. Hoje consigo manter a regularidade. Demorou para eu me impor, mas o importante é que essa hora chegou.

Argentina fora ou artilharia?
Boa pergunta (risos). Quero pensar em mim, prefiro dar alegria aos torcedores, transmitir um carinho bom, sei que vou ajudar a seleção com meus gols. Depois, se a Argentina classificar, seria melhor tirá-los fora na Copa.

Garantido na Copa?
Eu me sinto o mais pressionado, atacante deve fazer sempre a sua parte. No Campeonato Brasileiro, os atacantes estão bem, tem o Ronaldo, o Adriano, o Tardelli. Fico muito feliz também pelo Nilmar, é o meu companheiro de quarto, conversamos bastante sobre as oportunidades que precisamos aproveitar. Não me sinto garantido, só vou estar tranquilo com meu nome na lista final.

Fantasma de Ronaldo e o melhor atacante do mundo
Quando se trata do Ronaldo, você pode esperar tudo, ele já superou muitas dificuldades, estará lutando. Em relação a outros atacantes, gosto tanto do Eto;o quanto do Ibrahimovic. Esse (Ibra) estou vigiando de perto, está na Espanha, quero brigar com ele.

Ronaldo na reserva
Conviver com o Ronaldo seria espetacular, mas devemos lembrar do Adriano, do Tardelli, que também brigam. Se o Ronaldo viesse seria ótimo, é experiente, já foi para a Copa, poderíamos tirar coisas boas, tem um peso grande no futebol. Seria bem recebido, tenho respeito grande por ele.

Luís Fabiano é craque?
Não me acho, eu só me garanto, confio muito em mim. Elogios não são coisas que devem partir de mim. Deixo para vocês da imprensa, podem elogiar à vontade.

Maturidade do grupo e chances na Copa
Acredito que estamos maduros, temos jogadores experientes, alguns já jogaram Copa. O fundamental é ter um grupo unido, competitivo, lutador, vencedor, bem preparado para encarar grandes dificuldades. Podemos levar o Brasil ao título, sempre entramos para vencer.

Nova Era Dunga
É a formação de um grupo bastante unido, que teve seus objetivos e os conquistou. Nós conseguimos um grande desempenho nas Eliminatórias, conquistamos a Copa das Confederações, aí vai se formando um grupo vencedor, que já quebrou vários tabus, vem jogando bem. É um grupo batalhador, que tem objetivo de ir à Copa. Na África do Sul, queremos que siga essa união. Para ganhar, precisamos estar juntos.