Superesportes

Pela ponta, Brasil apela a espírito competitivo ante 'freguês'

postado em 14/10/2009 09:45
Como já está na África do Sul-2010, a seleção brasileira quer deixar uma impressão positiva na despedida das Eliminatórias da Copa do Mundo. Contra a Venezuela, nesta quarta-feira, às 19 horas (de Brasília), em Campo Grande, o técnico Dunga exige do time a volta da essência guerreira, principal marca de seu trabalho que ficou de lado na derrota contra a Bolívia.

[SAIBAMAIS]"Hoje o nosso grupo não é mais questão de técnica, mas sim de espírito, temos um espírito competitivo. Quem entra na equipe precisa vir com esse espírito", decreta o treinador. "Sempre procuramos recuperar a imagem de jogadores comprometidos, que gostam de jogar pela seleção, com prazer, demonstrando atitude para representar um país", emenda.

Depois de sofrer com as adversidades da altitude na Bolívia, os pentacampeões mundiais encontram um rival perfeito. Em jogos válidos pelas Eliminatórias, o Brasil tem 100% de aproveitamento contra a Venezuela: são 13 vitórias, 57 gols marcados e apenas três sofridos.

No reencontro com a cidade de Campo Grande em quase duas décadas, o Brasil também pode se apegar à motivação de fechar as Eliminatórias na liderança. O país tem a mesma pontuação do Paraguai, mas uma ampla vantagem no saldo de gols (22 x 10). Portanto, um simples triunfo frente aos venezuelanos já seria suficiente.

Sobre a possibilidade de ser o "campeão" das Eliminatórias, Dunga apela para a indiferença. "Desde o início, nunca coloquei a liderança como nosso maior objetivo. Primeiro, queríamos a classificação. Depois, pensei em ganhar o maior número de jogos", despista.

O Brasil, obviamente, já faz planos para a Copa do Mundo do ano que vem. Um dos mais experientes do grupo, o volante Gilberto Silva comemora a reconquista da confiança junto aos torcedores e o respeito vindo dos adversários, sobretudo após o título da Copa das Confederações.

"Estávamos com a confiança abalada depois do Mundial da Alemanha e ainda fomos muito criticados por alguns resultados no início do trabalho do Dunga, mas essa pressão serviu para o grupo amadurecer. Demonstramos personalidade, nunca ninguém se abalou. Nossa união aumentou a cada dia", exalta Gilberto Silva.

Para alegria do povo sul-mato-grossense, Dunga já confirmou a volta de três titulares fundamentais contra a Venezuela. Poupados da altitude boliviana, Gilberto Silva, Luís Fabiano e Kaká prometem muita energia e abafam os desfalques do volante Josué e do lateral Daniel Alves, que estão suspensos.

Em compensação, a comissão técnica não descarta fazer alguns testes. Lucas é opção até no meio-campo titular. Durante a partida, nomes como o meia Diego Souza e o atacante Diego Tardelli ainda sonham em mostrar que podem compor o grupo na Copa do Mundo.

Em busca de um milagre: A Venezuela está praticamente eliminada das Eliminatórias do Mundial, mesmo matematicamente com a chance de garantir presença na repescagem contra o quarto colocado da Concacaf. Para isso, precisa golear o Brasil, torcer por uma goleada da Argentina sobre o Uruguai e de uma derrota do Equador frente ao Chile.

A principal motivação venezuelana é repetir a vitória sobre o Brasil, como aconteceu no amistoso em Boston no ano passado. Para isso, o país espera contar com a volta do contundido meio-campista Ronald Vargas, autor de um dos gols históricos diante dos pentacampeões mundiais.

Confrontos pelas Eliminatórias

24/08/1969 Brasil 6 X 0 Venezuela
10/08/1969 Venezuela 0 X 5 Brasil
08/02/1981 Venezuela 0 X 1 Brasil
29/03/1981 Brasil 5 X 0 Venezuela
20/08/1989 Brasil 6 X 0 Venezuela
30/07/1989 Venezuela 0 X 4 Brasil
01/08/1993 Venezuela 1 X 5 Brasil
05/09/1993 Brasil 4 X 0 Venezuela
08/10/2000 Venezuela 0 X 6 Brasil
14/11/2001 Brasil 3 X 0 Venezuela
09/10/2004 Venezuela 2 X 5 Brasil
12/10/2005 Brasil 3 X 0 Venezuela
12/10/2008 Venezuela 0 x 4 Brasil

FICHA TÉCNICA:
BRASIL x VENEZUELA

Local: Estádio Pedro Pedrossian (Morenão), em Campo Grande (MS)
Data: 14 de outubro de 2009 (quarta-feira)
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Victor Carrillo (Peru)
Assistentes: César Escano e Luis Abaddie (ambos peruanos)

BRASIL: Julio César; Maicon, Luisão, Miranda e André Santos; Gilberto Silva, Ramires (Lucas), Elano e Kaká; Luís Fabiano e Nilmar
Técnico: Dunga

VENEZUELA: Vega; Chacón, Rey, Vizcarrondo e Boada; Di Giorgi, Lucena, Rincón (Vargas) e Arango; Maldonado e Moreno (Rondón)
Técnico: César Farías.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação