Superesportes

Peru e Bolívia tentam encerrar Eliminatórias com dignidade

postado em 14/10/2009 09:51
Bolívia e Peru já têm situação definida nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010: não podem mais se classificar, não conseguem ganhar posição e sequer poderiam atrapalhar outro adversário na competição - são os últimos colocados. É assim que, às 17 horas (de Brasília) desta quarta-feira, as equipes entram em campo: para encerrar de maneira digna as fracassadas campanhas.

"Com dignidade", resumiu o técnico Erwin Sánchez, ao falar da maneira como a seleção boliviana vai atuar na última partida das Eliminatórias. Apesar da vice-lanterna, com apenas 15 pontos em 17 jogos, o time reúne certa moral, já que venceu os ;grandes; do continente, todos na altitude de La Paz: Paraguai (4 x 2), Argentina (6 x 1) e, recentemente, Brasil (2 x 1).

Além disso, o time boliviano tem um jejum para quebrar: já soma 16 anos sem vitória fora de casa pelas Eliminatórias - a última foi a goleada por 7 x 1 na Venezuela, em 1993. Foi a última vez em que os bolivianos foram a uma Copa do Mundo, nos Estados Unidos, em 1994.

Para a partida, Erwin Sánchez tem dois desfalques. Ficam fora o zagueiro Ronald Raldes, que atua no futebol israelita, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o atacante Arce, do Sport Recife, por lesão. Já o Peru não terá problemas para o confronto, mas, mesmo assim, o técnico José del Solar deve promover mudanças, para ;testar; novas opções.

Será a última partida do treinador antes de seu contrato com a Federação Peruana de Futebol terminar. Não deve haver renovação, uma vez que ele assumiu a culpa por não conseguir a classificação ao Mundial. E faltou muito para isso, já que a campanha peruana é péssima: apenas 10 pontos em 17 jogos, com somente 10 gols marcados. Foram duas vitórias, quatro empates e 11 derrotas.

FICHA TÉCNICA
PERU x BOLÍVIA

Local: Estádio Alejandro Villanueva, em Lima (Peru)
Data: 14 de outubro de 2009, quarta-feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Juan Soto (Venezuela)
Assistentes: Luis Sánchez e Gerardo Quintero (ambos da Venezuela){

PERU: Raúl Fernández; Amilton Prado, Carlos Zambrabo, Alberto Rodríguez e Juan Vargas; Marcio Valverde, Nolberto Solano, Roberto Palacios e Luis Ramírez; Johan Fano e Hernán Rengifo
Técnico: José del Solar

BOLÍVIA: Carlos Arias; Wilder Zabala, Ronald Rivero, Edemir Rodríguez e Ignacio García; Leonel Reyes, Helmut Gutiérrez, Edgar Olivares e Abdón Reyes; Pablo Escobar e Marcelo Moreno
Técnico: Erwin Sánchez

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação