postado em 14/10/2009 11:04
No intervalo de apenas seis dias, Rafael Nadal e James Blake saíram do ATP 500 de Pequim para se encontrar no Masters 1000 de Xangai, e a história em ambos os casos foi muito semelhante. De novo, o espanhol perdeu o segundo set no tie-break e reagiu na sequência para bater o norte-americano desta vez por 6/2, 6/7 (4-7) e 6/4.
Idolatrado na China, Nadal protagonizou pela segunda vez seguida um jogo com Blake que levantou os fãs, que chegaram a se manifestar muitas vezes até mesmo durante os pontos. Novamente, quem levou a melhor foi o favorito, que assim terminou de reverter a desvantagem no histórico - perdeu três partidas entre 2005 e 2006, mas ganhou todos as quatro disputadas desde então. Por causa das duas derrotas consecutivos do ianque, agora apenas dois dois tenistas ainda em atividade ostentam vantagem no confronto direto com o maiorquino (David Nalbandian e Dominik Hrbaty).
O embate desta quarta, de qualquer forma, foi muito complicado. Apesar do domínio recente nas estatísticas, o espanhol voltou a ter dificuldades contra Blake ainda que estivesse controlando as ações. Assim, chegou a servir em 3/2 no segundo set, mas permitiu a virada do rival, que passou a ser muito agressivo e atacar as devoluções de segundo serviço. Na terceira parcial, a história se repetiu e o norte-americano se recuperou de uma desvantagem de 2/4 antes de cair no décimo game, em que cometeu até uma dupla-falta.
Ao final, a história foi muito parecida à do encontro da semana passada, quando o atleta mais renomado havia aplicado 7/5, 6/7 (4-7) e 6/3 na segunda rodada em Pequim. Classificado após 2h12, Nadal segue com chances de diminuir a vantagem de Roger Federer no ranking de entradas. Atualmente, o suíço tem frente de 2.310 pontos, porém preferiu se poupar nesta semana e pode ser pressionado caso o espanhol fature o Masters 1000.
Ao contrário desta quarta, o número dois do mundo não deve encarar um grande empecilho na quinta-feira. Seu próximo adversário em Xangai é o compatriota Tommy Robredo, para quem jamais perdeu um set em quatro jogos realizados. O 15º colocado da ATP se classificou ao vencer o alemão Florian Mayer por 4/6, 7/6 (12-10) e 6/4.