postado em 14/10/2009 12:53
Com suas situações das Eliminatórias já definidas, Japão, classificado, e Togo, eliminado, aproveitaram a data "nacional" e realizaram um torneio amistoso, a Copa Kirin. No entanto, o que parecia ser um jogo equilibrado acabou se tornando em um estorvo para os togoleses, que sofreram dentro e fora de campo.
Por um problema logístico, a seleção africana chegou um dia atrasado em Rifu, no Japão, e, para piorar, por um desentendimento financeiro com sua federação, só conseguiu levar o contingente mínimo, 11 jogadores titulares e três substitutos, para o jogo.
Os japoneses abriram três gols de vantagem em apenas 11 minutos de jogo. Okazaki abriu o placar aos cinco, concluindo para as redes cruzamento de Yasuhito Endo. O próprio Okazaki fez o segundo três minutos depois, e Takayuki Morimoto, ampliou aos 11, anotando o seu primeiro gol pela seleção nipônica.
Com apenas um chute ao gol durante toda a partida, o Togo não conseguiu criar chances de diminuir. Após passe do meia Makoto Hasebe, Okazaki fez seu terceiro gol no jogo.aos 20 minutos do segundo tempo.
A apenas cinco minutos do final da partida, o goleiro togolês chegou a salvar um chute a gol, mas Keisuke Honda aproveitou o rebote e finalizou a goleada.
Coreia do Sul supera Senegal
Também garantida na Copa, a Coreia do Sul derrotou a seleção de Senegal por 2 a 0 e chegou a 26 partidas de invencibilidade.m Ki Sung-Yong, abriu o placar aos 42 minutos do primeiro tempo e Oh Beom-Seok fez o segundo gol aos sete minutos da segunda etapa.