postado em 14/10/2009 13:37
A F3 Sul-americana, principal categoria de base do automobilismo na América do Sul, fará a preliminar da penúltima etapa do campeonato mundial de Fórmula 1, que será disputada no Autódromo Internacional de Interlagos, em São Paulo, no próximo fim de semana (17 e 18 de outubro). Depois de oito anos e pela segunda vez em sua história, a F-3 abrirá a principal categoria do automobilismo mundial.
Em sua maioria na casa dos 18 anos, os pilotos da F-3 têm inspiração redobrada para esta prova. Além de ser parte do evento que antecede a categoria onde todos almejam correr e estar lado a lado com seus grandes ídolos, um dos postulantes ao título, o brasileiro Rubens Barrichello, já esteve sentado em um F-3, quando foi campeão da modalidade na Inglaterra, em 1991. Seu tio, Dárcio dos Santos, comanda hoje uma tradicional equipe da F3, a PropCar Racing.
Faltando seis corridas para o final da temporada, o campeonato sul-americano de Fórmula 3 tem a liderança do piloto Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), que está 21 pontos à frente do segundo colocado, Cláudio Cantelli Jr. (Bassan Motorsport). Já na categoria Light, o primeiro lugar é de Raphael Abbate (Cesário Fórmula Jr).
A disputa pelo título deste ano tem um componente adicional. Por meio de uma parceria firmada com a Red Bull, quatro pilotos da F3 (os dois primeiros colocados da F3 principal e da categoria Light) ganharão o direito de realizar um teste na Europa dentro do programa global de formação de pilotos da marca: o Red Bull Junior Team, que revelou para o automobilismo mundial nomes como Sebastian Vettel, atual terceiro colocado no campeonato de F1.
Para Tamas Rohonyi, presidente da International Promotions, empresa responsável pela organização e promoção da Fórmula 1 em Interlagos, ter a F3 Sul-americana abrindo o GP Brasil de F-1 representa um grande momento para o automobilismo sul-americano.
"Será uma honra dividir um fim de semana com uma categoria de formação como a F-3 Sul-americana, que já contribuiu com muitos talentos para a Fórmula 1. Agora, os fãs da F-1 poderão conferir de perto todo o trabalho de base que é feito na carreira de um piloto antes de ele chegar ao estágio máximo da profissão, em uma categoria-escola como a F3, que vem se renovando a cada ano," afirma.
A Porsh Cup e a Porsh Cup Light também fazem parte dos eventos preliminares da Fórmula 1.