postado em 15/10/2009 11:19
Desde que se recuperou de uma tendinite em ambos os joelhos e voltou às quadras, em agosto passado, Rafael Nadal ainda não encontrou o melhor nível de jogo, mas ninguém pode reclamar que falte regularidade ao espanhol. Ainda constante, ele avançou às quartas de final de um torneio pela quinta vez seguida nesta quinta-feira, quando superou Tommy Robredo por 6/1 e 6/4.
Apesar do placar aparentemente tranquilo em favor do ibérico mais famoso, Nadal chegou a ter problemas, tanto é que a classificação só foi obtida após 1h33 de jogo. Eles vieram, nesse contexto, em especial durante o segundo set, no qual Robredo só não abriu 3/0 porque perdeu um game de serviço de forma incrível - entre diversas vantagens perdidas pelos tenistas, ambos batalharam por 15 minutos até que a quebra fosse confirmada.
Muito agressivo e subindo à rede mais que de costume, o número 15 do mundo ainda não desanimou por causa disso e seguiu dando trabalho até quando o placar apontava empate por 4/4. Nesse momento, perdeu mais uma vez o saque e ficou muito longe de se classificar à Masters Cup de Londres: atualmente é o 14º colocado do ranking da temporada e está a 770 pontos do oitavo, Robin Soderling, que hoje seria o último tenista classificado à competição britânica.
Embora tenha trabalhado bastante, Nadal confirmou o favoritismo e continuou sem perder sets para Robredo, que agora já soma 11 tentativas (ou cinco partidas no total). Assim, novamente passou às quartas de final de uma competição - desde que interrompeu um período de dois meses longe das quadras, ele jamais caiu antes dessa fase.
Tentando melhorar ainda mais esse retrospecto e voltar a uma decisão da ATP depois de cinco meses de jejum, o jovem tem de superar mais dois rivais: nesta sexta, o croata Ivan Ljubicic, e no sábado o vencedor entre o sueco Robin Soderling e o também espanhol Feliciano López.