postado em 15/10/2009 13:51
A duas etapas do final da temporada, o brasileiro Rubens Barrichello disputa o título com o inglês Jenson Button, seu companheiro na Brawn GP, e o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull. Substituto do brasileiro Felipe Massa na Ferrari, o italiano Giancarlo Fisichella declara abertamente sua torcida.
"O Rubens é um dos meus melhores amigos. É uma pessoa e um piloto fantástico. Eu ficaria muito feliz se ele vencesse", afirmou. Ao lado do finlandês Kimi Raikkonen, seu companheiro de equipe na Ferrari, o italiano concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira, em São Paulo.
Com 85 pontos ganhos, Jenson Button lidera o Mundial e garante o título com uma etapa de antecedência se chegar no terceiro lugar no Grande Prêmio do Brasil, neste domingo. Rubens Barrichello tem 71 pontos e Sebastian Vettel, 69. "É difícil, mas ele (Barrichello) tem chance", disse Fisichella.
No Grande Prêmio da Bélgica, o italiano cravou a primeira pole da Force India. Na ocasião, Barrichello registrou o quarto melhor tempo e elogiou o contemporâneo ao ressaltar a "força dos veteranos". Na corrida, o brasileiro terminou em sétimo e Fisichella foi ao pódio no segundo lugar.
Os dois pilotos são os mais experientes do grid desta temporada. Na Fórmula 1 desde 1993, Barrichello soma 601 pontos em 286 corridas disputadas, um recorde histórico. Já Giancarlo Fisichella, que estreou na categoria em 1996, tem 229 provas no currículo e 275 pontos.
O italiano começou a temporada na Force India. Após o acidente do brasileiro Felipe Massa na Hungria, a Ferrari recorreu ao também italiano Luca Badoer. Diante do desempenho pífio do piloto de testes, a escuderia italiana resolveu apostar em Fisichella até o final do ano. Em 2010, ele deve ser o testador da equipe.