postado em 15/10/2009 15:20
Campeão mundial na temporada de 2007 pela Ferrari, Kimi Raikkonen será substituído pelo espanhol Fernando Alonso na próxima temporada. Na véspera de sua penúltima corrida na escuderia italiana, ele revelou que tem propostas e criticou o carro utilizado em 2009.
"Talvez eu volte para a Fórmula 1. Não decidi ainda e tenho algumas ofertas", disse o finlandês com a costumeira cara fechada quando questionado se já definiu seu futuro. Na manhã desta quinta-feira, ele concedeu entrevista em São Paulo ao lado do italiano Giancarlo Fisichella, seu companheiro na Ferrari.
Com 45 pontos ganhos e apenas uma vitória na temporada, Raikkonen ocupa o quinto lugar do Mundial e tem uma explicação para o desempenho inexpressivo. "O carro não foi rápido o suficiente. Melhorou desde o começo do ano e chegamos perto, mas não fomos tão rápidos como os primeiros", justificou.
O finlandês correu pela McLaren entre as temporadas de 2002 e 2006 e é cotado para retornar à equipe. Raikkonen já avisou que pretende seguir na Fórmula 1 apenas se tiver um carro competitivo e também poderia deixar a categoria para correr de rali.
O campeão de 2007 revelou que foi comunicado da chegada de Alonso pouco antes da divulgação oficial da transferência, mas preferiu não se aprofundar no assunto. "Teve uma discussão e não faz mais diferença quando eu soube. A decisão já está tomada. Tive o que queria deles e não tenho por que ficar se não me querem", disse.
Raikkonen chegou a ser questionado sobre a possibilidade de participar da Nascar, categoria que abriga o colombiano Juan Pablo Montoya, ex-piloto da Williams na Fórmula 1. "Estou livre e posso fazer o que quiser. Sei que eles têm corridas importantes, mas não sou o maior fã da Nascar. Tenho que ver ao vivo antes para decidir", afirmou.
Para o Homem de Gelo, suas duas últimas corridas na escuderia italiana não têm nada de especial. "Vou fazer o melhor. Não tenho nenhuma sensação específica. Será uma corrida igual às outras", declarou o piloto. Após correr em São Paulo neste domingo, ele despede em Abu Dhabi, no dia 1º de novembro.