Agência France-Presse
postado em 15/10/2009 16:05
O técnico da seleção brasileira Sub-20, Rogério Lourenço, que enfrenta na final do Mundial da categoria a equipe de Gana, afirmou que não vai cair no erro de pensar apenas nos atacantes africanos e menosprezar o restante da equipe.
"Os atacantes estão se destacando mais que os demais e obviamente é preciso prestar atenção. Mas se fazem gols é porque toda a equipe funciona bem. Temos que evitar que a bola chegue a eles. Tem outros jogadores importantes e seria um error se concentrar só neles", disse.
Dominic Adiyiah, com oito gols, é o artilheiro do torneio e seu companheiro de ataque, Ransford Osei, fez quatro, em um total de 12 dos 16 que o país fez no torneio.
Ao mesmo tempo que tem um forte ataque, o país africano tem uma defesa frágil, com oito gols sofridos em seis partidas. "A característica de Gana é jogar para frente, será um boa partida. As duas equipes apostam em um jogo aberto e será um bom espetáculo", opinou o técnico.
Ele admitiu que a equipe não fez uma boa semifinal contra a Costa Rica (1-0), mas destacou o bom futebol ao longo do torneio.
"Chegamos à final com méritos, ganhando, jogando bem, mas às vezes isto não importa para as pessoas. Tem uma minoria que nunca está satisfeita com nada", afirmou.
"Os jogadores sabem que existe uma pressão no Brasil para vencer sempre e souberam administrar até o momento. Agora queremos ganhar a última partida. Este é nosso objetivo, nem que seja por 1-0".
Ele também destacou o equilíbrio do time, que fez 14 gols e sofreu apenas três na competição. "Sempre busquei uma equipe equilibrada durante a preparação e nas partidas e que o contra-ataque funcione. Espero que na final continue funcionando bem".