postado em 16/10/2009 14:50
Assim como Bruno Senna, Lucas di Grassi sonha em fazer companhia a Rubens Barrichello e Felipe Massa na edição 2010 do GP do Brasil. Otimista no sucesso da empreitada, o paulista negocia atualmente com a Renault, equipe da qual já é o terceiro piloto, além dos times novatos da categoria.
"No momento, diria que há 60% de eu ser piloto oficial no ano que vem", confessou o piloto, que falou também sobre os seus planos caso não consiga competir na principal categoria do automobilismo mundial no ano que vem. "Se eu seguir como testador na Renault, estou pensando em fazer a Le Mans Series em uma equipe top, como Pegeout ou Audi. Mas tem que ser uma equipe para ganhar corrida, não só para participar", avisou.
Quase sempre com bons resultados, Lucas já disputou quatro temporadas da Fórmula GP2, categoria de acesso à Fórmula 1, além de estar há dois anos na reserva do time francês. Ele, entretanto, assegura que não está cansado de esperar.
"Isso faz parte, às vezes você não tem vaga disponível. Esse ano mesmo entrou somente uma pessoa nova na Fórmula 1, que foi o Sebastien Buemi e ele havia terminado o campeonato da GP2 em sexto. Não é muito lógico. No ano passado, não tinha vaga e a Fórmula 1 estava em um processo complicado, com equipe saindo, faltando dinheiro. Estava cada vez mais difícil. No ano que vem, com equipes novas, fica mais fácil", acredita.
As três equipes que vão estrear na temporada 2010 da Fórmula 1 são a espanhola Campos, a norte-americana US F1 e a inglesa Manor, além da Lotus, que vai assumir o lugar deixado pela BMW Sauber. Pelo paddock, há muita desconfiança com relação a capacidade de cada uma delas em ter uma estrutura confiável para competir.
"Confiável ou não, é um jeito de você aprender. Não dá para ser o presidente da empresa em seu primeiro dia lá. Primeiro, você tem que começar como estagiário e tal. No automobilismo tem também essas etapas, com GP2, piloto de testes, estar em equipes pequenas, tem que ir fazendo o trabalho passo a passo, melhorando a cada ano e um dia chegar em uma equipe de ponta para ganhar corridas e o campeonato", resumiu Lucas.