postado em 16/10/2009 15:14
Apesar de o Botafogo somar apenas 32 pontos no Campeonato Brasileiro e estar lutando contra o rebaixamento, a diretoria já começa, em silêncio, a projetar a próxima temporada. Nos últimos dias vários jornais cariocas noticiaram que o primeiro reforço para 2010 já estaria contratado e seria o zagueiro André Luis, que atualmente se encontra no Barueri e que defendeu o próprio Alvinegro em 2008, saindo por não chegar a um acordo sobre a sua renovação de contrato.
André Luis sempre deu entrevistas declarando muito carinho pelo Botafogo e não escondeu que seu desejo era ter permanecido no elenco para a atual temporada. Porém, o que pode pesar realmente para que o acerto aconteça, ou que já tenha acontecido, é o fato do jogador ter um excelente relacionamento com o técnico Estevam Soares, que pediu a sua contratação. Os dois trabalharam juntos no próprio Barueri.
André Luis comentou nesta sexta-feira, em entrevista à Rádio Brasil, o interesse do Botafogo. Disse que não houve nenhuma proposta oficial por parte do Glorioso, mas ficou satisfeito por ver seu nome indicado por Estevam Soares. O Xerife garantiu que a permanência do treinador em General Severiano pode ser importante para o seu retorno, que não foi descartado.
"O Botafogo é um clube que me deu muito carinho quando estive lá e por isso não descarto uma volta. Não houve nenhuma conversa oficial e ninguém do Botafogo me procurou para negociar. Estou sabendo apenas por intermédio da imprensa e para mim isso ainda é boato", explicou André Luís.
O zagueir, porém, fez questão de deixar bem claro que sua prioridade neste momento é ajudar o Barueri a terminar o Campeonato Brasileiro na melhor colocação possível.
"Primeiro eu tenho que fazer a minha parte no Barueri, que é um grande clube. Estou focado em ajudar o time a se distanciar da zona de rebaixamento e se aproximar da zona de classificação para as competições sul-americanas. Depois do final do campeonato, porém, é outra conversa e posso pensar em Botafogo", justificou o zagueiro.
No Botafogo, André Luis formou dupla de zaga com Renato Silva, atualmente jogador do São Paulo, no ano passado e os dois acabaram sendo responsáveis por uma das defesas menos vazadas do Brasileirão de 2008.
Apesar disso, André viveu momentos de muita polêmica no clube carioca. Em Recife, ele chegou a ser preso após ser expulso na derrota de 3 a 0 para o Náutico. Já na Copa Sul-Americana, o zagueiro recebeu cartão vermelho após tirar o cartão amarelo da mão do árbitro chileno Carlos Chandía em um confronto com o Estudiantes, da Argentina, no Rio de Janeiro.
Além de André Luis, a diretoria sonha repatriar dois nomes para 2010. O atacante Dodô, que tem sua punição por doping se encerrando no fim do ano, já foi procurado. Além disso o clube negocia com o Hoffenheim retorno do meia Maicosuel, que deixou o Alvinegro no fim do Campeonato Carioca deste ano. Os dirigentes botafoguenses receberam a informação de que a esposa do atleta não teria se adaptado à Alemanha.
Em campo, o Botafogo tem um difícil compromisso neste domingo, às 18h30(de Brasília), quando visita o Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Estevam Soares não quis antecipar a escalação que pretende mandar a campo contra os mineiros.