postado em 16/10/2009 23:08
No jogo dos números redondos, o Figueirense derrotou o Juventude pela 30; rodada da Série B. Atuando em casa, o time catarinense aplicou um placar de 3 a 1 sem sofrimento, subindo para a quarta colocação na tabela, com 51 pontos. O mais novo resultado negativo como visitante conquistado nesta sexta mantém os gaúchos na 15; posição, somente dois pontos a frente do primeiro rebaixado.A primeira marca redonda da partida era de Fernandes. O meia do Figueirense completou 300 jogos com a camisa do clube. Porém, o primeiro a brilhar foi Schwenk. Em sua segunda passagem pelo Orlando Scarpelli, o centroavante abriu o placar de cabeça, marcando o seu gol de número 30 pelo Figueira.
[SAIBAMAIS]O próprio Schwenk ampliou aos 33 minutos do primeiro tempo. Recebendo passe de Fernandes, o camisa 9 anotou novamente e, para não perder as marcas redondas da noite, ele chegou aos dez gols na competição.
O Juventude tentou se intrometer na festa indo às redes com Marcos Denner. Mas, ainda no primeiro tempo, Fernandes fechou o placar, em um chute da risca da grande área.
Para permanecer na quarta colocação, o Figueirense torce para que o Atlético-GO não vença a Portuguesa, no sábado. Na terça-feira, os catarinenses vão a Goiânia enfrentar o Vila Nova.
Se perder desta maneira é ruim, ainda pode piorar para o Juventude. O sábado será de torcida para seguir fora da zona de rebaixamento. Os caxienses esperam que nos jogos de Fortaleza e Bahia ocorra, pelo menos, um empate. Os cearenses jogam contra o América-RN, próximo adversário do Alviverde, enquanto o Tricolor da Boa Terra enfrenta o Bragantino, ambos jogam fora de casa.
O jogo
O Figueirense não demorou a mostrar sua superioridade em campo. Logo aos 7 minutos, a defesa do Juventude marcou errado e o cruzamento da direita encontrou Schwenk livre na área. Sem precisar saltar, o centroavante testou para dentro do gol.
Sair atrás no placar de maneira tão cedo não estava nos planos dos gaúchos, que entraram em campo com três volantes e três zagueiros. Mesmo com tantos marcadores, os espaços no campo defensivo do Alviverde eram vastos, fosse na intermediária, nas laterais ou na área. Três minutos após ter sofrido o gol, o Juventude quase cedeu outro. Douglas entregou a bola nos pés de Egídio, que desperdiçou o presente ao chutar prensado.
Mesmo sem ter muita mobilidade, os visitantes conseguiram ganhar terreno. No setor ofensivo, as jogadas ou saíam em bolas enfiadas entre os três defensores adversários ou pelo lado direito. A melhor chance foi perdida por Diego Rosa. O atacante desviou livre nas proximidades da meta de Wilson, mas finalizou para fora.
A Máquina do Estreito era mais efetiva. Voltando a equilibrar as ações da partida, Schwenk ampliou, após receber bola invertida da esquerda, aos 33 minutos. Logo em seguida, Lucas deixou de marcar o terceiro ao bater para boa defesa de Juninho.
Tentando amenizar a situação, o Juventude descontou aos 40 minutos. Marcos Denner cabeceou com perfeição no canto de Wilson. Entretanto, a defesa não colaborou. Três minutos se passaram até Fernandes, da risca da grande área, chutar, a bola desviar na defesa e entrar.
Tentando inverter a situação, Ivo Wortmann mexeu duas vezes no intervalo. Colocando Jackson e o artilheiro Mendes, que estava no banco de reservas apesar dos 13 gols na Série B.
A mudança não surtiu efeito. O Juventude não se tornou mais ofensivo com as modificações. A partida ficou mais franca, pois o Figueirense tentava matar de vez o rival. O Alviverde até pressionava, mas não conseguia finalizar. Mendes não recebeu uma bola em condições de arrematar.
O Figueira assustava mais. Principalmente com Egídio. O ala esquerdo se tornou o homem mais perigoso da segunda etapa. Primeiro, em cobrança de falta, obrigou Juninho a executar difícil defesa. Depois, desperdiçou na pequena área.
Com o crescimento dos visitantes nos minutos finais, o Figueirense tratou de administrar a vantagem, comemorando a entrada, mesmo que, por enquanto, provisória, no G-4.
Ficha técnica
FIGUEIRENSE 3 x 1 JUVENTUDE
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 16 de outubro de 2009, sexta-feira
Árbitro: William de Souza Nery (RJ)
Assistentes: João Coelho de Albuquerque e Franscisco Pereira de Souza (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Schwenk e Paulinho (Figueirense); Tiago Renz, Diego Rosa e Maycon (Juventude);
GOLS:
FIGUEIRENSE: Schwenk, aos 7 e aos 33, e Fernandes, aos 43 minutos do primeiro tempo;
JUVENTUDE: Marcos Denner, aos 40 minutos do primeiro tempo;
FIGUEIRENSE: Wilson; Lucas (Alê), Roger Carvalho, Toninho e Egídio; Jeovânio, Roberto Brum, Paulinho e Fernandes; Schwenck (Vinicius Pacheco) e Maicon (Paulo Sérgio)
Técnico: Márcio Araújo
JUVENTUDE: Juninho; Douglas, Nenê e Irineu (Jackson); Bruno, Walker, Gustavo (Mendes), Tiago Renz e Bruno Teles (Maycon); Diego Rosa e Marcos Denner
Técnico: Ivo Wortmann