postado em 17/10/2009 13:13
A brasileira Polina Okimoto praticamente garantiu o título da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas da Federação Internacional de Natação (FINA) na manhã deste sábado. Em Dubai, a nadadora brasileira venceu a oitava etapa consecutiva da competição.
Com 196 pontos em 11 etapas, a brasileira já assegurou matematicamente o primeiro lugar do ranking. Para ser declarada oficialmente campeã da Copa do Mundo, Okimoto precisa apenas nadar em Sharjah, também nos Emirados Árabes, na próxima quarta-feira.
"Agora, falta só mais uma provinha. Falta muito pouco. Estou meio ansiosa, porque a gente plantou muito e estamos colhendo os resultados agora", declarou a nadadora brasileira em entrevista ao Sportv logo após conquistar mais uma medalha dourada.
Ela chegou com status de astro para a prova em Dubai. Ao desembarcar, viu seu rosto nos cartazes de divulgação da competição. Okimoto estava na 14ª colocação na última volta e superou na arrancada a russa Larissa Ilchenko, campeã olímpica, e a alemã Ângela Maurer, campeã mundial.
Vice-líder do ranking, a brasileira Ana Marcela Cunha foi vetada pela comissão médica e não poderá confirmar sua posição. No masculino, o alemão Thomaz Lurz, virtual campeão, venceu a disputa em Dubai. Já o brasileiro Allan do Carmos sentiu o calor e não conseguiu brigar pelas primeiras posições.