postado em 17/10/2009 20:00
Mesmo entrando em campo ciente de que uma derrota custaria a liderança para o rival Real Madrid, que mais cedo havia vencido o Valladolid, o Barcelona não passou de um empate sem gols com o Valencia, neste sábado. Jogando fora de casa, o time catalão não conseguiu furar a defesa adversária.
A igualdade mantém o Barcelona na primeira colocação, agora com 19 pontos, apenas um a mais que o Real. O Valencia vai a 12 pontos, na quinta posição. Os dois times voltam a campo somente daqui a oito dias. Os líderes recebem o Zaragoza, enquanto a equipe de Mestalla encara o Almería.
A partida foi quente, com uma chance para cada lado. Pablo Hernández invadiu a área e, de frente para o goleiro Victor Valdés, desperdiçou uma ótima chance de abrir a contagem. O Barcelona respondeu aos três minutos: após cruzamento de Xavi, César saiu de soco para evitar o cabeceio de Keita.
Contando com Lionel Messi, que viveu uma dura semana para classificar a Argentina para a Copa do Mundo de 2010, o técnico Josep Guardiola via sua defesa desordenada, permitindo ao Valencia ter maior posse de bola. O time azul-grená atuava com contragolpes e chegava pouco à meta valencianista.
Até o término da primeira etapa, os donos da casa se postavam bem e anulavam Messi, às vezes com força excessiva, mas tinham dificuldade em acertar os passes finais. No retorno do intervalo, o argentino arriscou chute de frente para a área, que saiu pela linha de fundo, mas assustou o goleiro.
Aos 20 minutos, Keita recebeu bom passe de Xavi, mas segurou demais a bola em vez de devolver ao companheiro e chutou para fora. Quatro minutos mais tarde, Hernández quase anotou um golaço: do meio-campo, ele obrigou o arqueiro do Barcelona a espalmar para fora e manter o placar em branco.
Com o confronto cada vez mais aberto e melhor do que na primeira etapa, os dois times pecavam nas finalizações. O resultado final, uma igualdade sem gols, acabou sendo ruim para as duas equipes. Superior em boa parte do duelo, o Valencia não aproveitou o fato de jogar em casa. Já o Barcelona deixou escapar um triunfo fundamental na briga pelo topo da tabela de classificação.