postado em 18/10/2009 13:38
Um dia depois de vencer os Estados Unidos no Desafio Internacional de Judô realizado em Vitória-ES, a seleção brasileira bateu os argentinos por 4 x 2 e garantiu a conquista da competição. Com o triunfo sobre os sul-americanos, os donos da casa repetem o resultado de Maringá, primeira etapa do torneio amistoso entre os três países.
A disputa foi especial para Nacif Eligas Júnior, prata no Grand Slam do Rio de Janeiro, titular da seleção no Mundial da Holanda e nascido no Espírito Santo. O meio-médio foi o mais assediado pela mídia e pelo público que lotou o Ginásio Jones dos Santos Neves.
"Competir em casa me dá ainda mais motivação. Fico muito feliz em ver na arquibancada gente que me acompanha desde moleque", declarou o lutador, antes de revelar que se sente pressionado com uma presença ilustre. "Acho que só fico nervoso mesmo com a presença do meu pai", confessou.
Luiz Shinohara, treinador da seleção brasileira, espera que seus judocas cresçam lutando diante dos torcedores brasileiros. "Nosso principal objetivo é fazer o atleta se acostumar a lutar diante da torcida e transformar a pressão em rendimento", declarou o comandante.
De acordo com Shinohara, o Desafio contra argentinos e norte-americano foi proveitoso. "Avalio com bons olhos os resultados tanto em Maringá quanto em Vitória, inclusive em relação aos treinamentos, que são muito importantes para atletas mais jovens, como é o caso desta equipe", completou o técnico.
Para o experiente Luciano Correa, campeão mundial dos meio-pesados em 2007, a competição serve como preparação para o restante da temporada. "Pegar ritmo de luta é fundamental e encarei esses amistosos como um bom treino para o Grand Slam de Tóquio, em dezembro", explicou.
Além de elogiar o público, ele destacou o desempenho dos sul-americanos. "A Argentina é um dos nossos principais adversários no continente e sempre faz lutas muito difíceis. Provou que tem uma boa equipe ganhando com facilidade dos Estados Unidos. Já a torcida capixaba está de parabéns pela festa tão bonita", disse.
Confira os resultados dos brasileiros neste domingo:
100kg: Walter Santos venceu Hector Campos por ippon
-100kg: Luciano Correa venceu Christian Schmidt por ippon
-90kg: Felipe Oliveira perdeu para Diego Rosati por ippon
-81kg: Nacif Elias venceu Emanuel Lucentti por ippon
-73kg: Marcelo Contini venceu Alejandro Clara por ippon
-66kg: Leandro Cunha empatou com Miguel Albarracin
-60kg: Ricardo Ayres perdeu para Diego Rodriguez por ippon