Superesportes

Furacão vence o Santo André e se afasta da degola

postado em 18/10/2009 20:35
Em um duelo direto contra o fantasma da degola, o Atlético Paranaense não tomou conhecimento do Santo André e venceu por 3 x 0, deixando o adversário 10 pontos atrás na classificação do Campeonato Brasileiro. Com 39 pontos, a equipe rubro-negra ainda não está matematicamente salva, mas deu um grande passo na Arena da Baixada.

O Furacão abriu o placar em cobrança de falta de Paulo Baier, aos 27 minutos. O time ainda comemorava quando veio o segundo, aos 29 minutos, com Marcel, que empurrou o cruzamento e Alex Sandro contra a própria meta, com o árbitro anotando para o lateral atleticano. Depois do intervalo, o ritmo diminuiu, mas Marcinho ainda deixou sua marca, de cabeça, aos 18 minutos.

Na próxima rodada, o Atlético Paranaense tem o clássico diante do Coritiba, domingo, no Estádio Couto Pereira. Antes, o Santo André recebe no Estádio Bruno José Daniel, no ABC Paulista, o líder Palmeiras.

O jogo

Tentando utilizar sua principal arma, as cobranças de falta de Marcelinho Carioca, o Ramalhão chegou com perigo aos três minutos, com a bola passando à direita de Gallato. Os paulistas não se intimidaram com a torcida rubro-negra e novamente assustaram aos sete minutos, com um chute forte de Elvis, pela linha de fundo. A resposta veio com Nei, aos 10 minutos, com uma bomba da entrada da área que subiu demais.

O Furacão cresceu na partida e começou a pressionar. Aos 13 minutos, Wallyson recebeu na área e isolou, com Paulo Baier, livre, pedindo a bola. Aos 15 minutos, Vanderlei abriu espaço na zaga e fuzilou para boa defesa de Gallato. Aos 18 minutos, o jovem Wallyson apareceu na área e o experientíssimo Fernando, com tranquilidade, limpou o lance. Pressão atleticana e, aos 21 minutos, Neneca salvou após cruzamento e Nei perdeu no rebote.
[SAIBAMAIS]
Mas o Santo André tinha o Pé de Anjo, que levava perigo a cada jogada de bola parada. Aos 24 minutos, Marcelinho cobrou falta e Valencia tirou o gol. Ironicamente quem abriu o placar no mesmo tipo de jogada foi o Atlético-PR, com Paulo Baier, aos 27 minutos, com uma cobrança perfeita. O time ainda comemorava quando veio o segundo, com Marcel mandando contra o próprio patrimônio cruzamento de Alex Sandro. O placar poderia aumentar com Wallyson e Alex Mineiro, aos 38 e aos 42 minutos, mas ambos não dominaram de cara para o crime.

No segundo tempo, o Furacão continuou no ataque e, aos dois minutos, após um bom lançamento de Alex Mineiro, Wesley arriscou o chute e a bola saiu. Aos quatro minutos, Alex Sandro fez um levantamento fechado e Neneca deixou a meta para interceptar. Com o jogo controlado, o time da casa diminuiu o ritmo e tocava mais a bola no meio campo procurando por espaços. Tirando onda de ala, Valencia tentou cruzar, mas mandou pela linha de fundo.

A equipe do ABC Paulista chegada timidamente e ainda deixava campo aberto para os contra-ataques, como aos 15 minutos, com Wesley, que partiu em velocidade, mas foi fominha, perdendo uma boa chance de matar o jogo. Até que aos 18 minutos, Marcinho, que havia acabado de entrar em campo, apareceu na área para desviar de cabeça para o fundo das redes. Aos 23 minutos, Vanderlei poderia diminuir, mas errou o tempo da bola.

O resultado estava praticamente definido e ambas as equipes demonstravam cansaço. Aos 27 minutos, Vanderlei entrou na párea e bateu travado com Manoel, facilitando para Gallato salvar. Aos 33 minutos, Pablo Escobar chegou próximo à área e arriscou por cima do gol. Com a fumaça dos sinalizadores, a partida precisou ser interrompida por três minutos. Aos 42 minutos, Elvis cruzou e ninguém alcançou. Aos 46 minutos, Junior Dutra chutou sem perigo.

FICHA TÉCNICA - ATLÉTICO-PR 3 X 0 SANTO ANDRÉ

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 18 de outubro de 2009, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Marcio Eustaquio S. Santiago (Fifa-MG) e Angelo Rudimar Bechi (SC)
Cartões amarelos: Alex Mineiro (Atlético-PR); Junior Dutra (Santo André)
Gols: ATLÉTICO-PR: Paulo Baier, aos 27 minutos, e Alex Sandro, aos 29 minutos do primeiro tempo; Marcinho, aos 18 minutos do segundo tempo

ATLÉTICO-PR:
Galatto; Nei, Manoel, Ronaldo e Alex Sandro; Valencia, Rafael Miranda e Paulo Baier (Netinho); Wallyson (Marcinho), Alex Mineiro (Rodrigo Tiuí) e Wesley
Técnico: Antônio Lopes

SANTO ANDRÉ: Neneca; Rômulo, Cesinha, Marcel e Elvis; Fernando (Junior Dutra), Ricardo Conceição, Marcelinho Carioca (Ricardo Goulart) e Camilo (Pablo Escobar);Vanderlei e Nunes
Técnico: Sérgio Soares

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação