Agência France-Presse
postado em 20/10/2009 17:43
Gordon Igesund, um técnico do futebol sul-africano de sucesso, afirmou nesta terça-feira que não há motivos de o país voltar a solicitar os serviços do brasileiro Carlos Alberto Parreira tendo em vista a Copa do Mundo de 2010, organizada na África do Sul.
Igesund, ganhador da Liga Sul-Africana com quatro clubes diferentes, um recorde em nível nacional, dirige atualmente o Maritzburg United e, segundo disse ele à AFP, há vários treinadores locais que podem se encarregar de recuperar os 'Bafana Bafana' depois que o brasileiro Joel Santana não resolveu o problema.
"Não deixo de ouvir que os técnicos sul-africanos não têm experiência em nível internacional, mas tampouco o tinha Franz Beckenbauer quando passou a comandar a seleção alemã e ganhou a Copa do Mundo da (Itália) 1990", explicou.
"Jurgen Klinsmann também não tinha a mínima experiência com uma seleção nacional antes do último Mundial, e a Alemanha jogou um futebol fantástico e finalizou em terceiro lugar", acrescentou.
"Os diretores técnicos sul-africanos conhecem os jogadores, seu ambiente, conhecem seu meio cultural e, além disso, estamos orgulhosos de nosso país", afirmou o treinador, que também trabalhou na Áustria.
Parreira havia deixado o posto na seleção nacional sul-africana em abril passado para acompanhar no Brasil a esposa, então doente, tendo sido substituído por Santana, demitido segunda-feira depois de perder 14 de 27 partidas internacionais.
Por sua vez, Parreira afirmou que poderia retomar a direção da equipe, enquanto que uma fonte da Federação Sul-Africana, que prefere não ter o nome divulgado, afirma que ele tem "90% de possibilidades" de voltar a dirigir os 'Bafana Bafana'.