postado em 21/10/2009 08:57
Apenas um ponto em três jogos: o retrospecto recente no Campeonato Brasileiro é motivo de grande preocupação no Palmeiras. Portanto, o atual líder da classificação (54 pontos) sabe da necessidade de recuperar o bom futebol no confronto desta quarta-feira, às 21h50, contra o Santo André, no estádio Bruno José Daniel, para seguir firme no caminho rumo ao título nacional.Apesar dos sucessivos tropeços, o Palmeiras viu sua gordura na ponta diminuir em apenas um ponto. O perseguidor mais próximo é o Atlético-MG, com 50. Ainda assim, o técnico Muricy Ramalho reuniu o elenco na Academia de Futebol e pediu atenção redobrada nas oito rodadas finais do Brasileirão.
"Temos que buscar essa vitória. É claro que, se tivéssemos uma semana para treinar, ficaríamos com o time mais acertado. Mas não: a gente precisa de uma vitória logo, e ela virá por bem ou por mal", decreta o meio-campista Diego Souza, que decepcionou na derrota diante do Flamengo.
O Palmeiras tem a chance de pressionar mais os rivais porque vai disputar uma partida isolada na rodada. Todos os outros jogos serão realizados somente no final de semana. É a chance de o Verdão abrir, pelo menos de forma momentânea, sete pontos de frente.
Por jogar na Grande São Paulo, o Palmeiras também vê a possibilidade de dar tranquilidade ao seu torcedor. Na derrota para o Flamengo, parte da torcida - a chamada turma do amendoim das sociais do Palestra Itália - vaiou os comandados de Muricy Ramalho.
"Todos nós ficamos chateados por nosso torcedor ter ido para casa triste. Mas o mesmo torcedor que te vaia hoje te apoia amanhã. Tudo é resultado. O torcedor sai de casa com a expectativa de abrir sete pontos de vantagem e ficar um pouquinho mais próximo da taça. Então, a frustração vem", minimiza Diego Souza.
No estádio Bruno José Daniel, a torcida palmeirense será maioria. Diego Souza não teme uma possível cobrança vinda das arquibancadas. "É normal perder um jogo importante e acabar sendo criticado pela torcida. No jogo contra o Santo André, sem dúvida nenhuma, o torcedor do Palmeiras vai lotar a sua parte no estádio para nos apoiar. Se nós vencermos, eles vão nos aplaudir e voltar para casa felizes", reforça o camisa 7.
Na 31; rodada do Brasileirão, o Verdão ganha reforços importantes. O lateral direito Figueroa e o zagueiro Marcão retornam de suspensão. O atacante Obina, por sua vez, está liberado, já que, devido a uma cláusula contratual, não pôde enfrentar o Flamengo.
Entre os desfalques, além do zagueiro Maurício Ramos e do volante Pierre, que continuam em recuperação de lesões graves, o meia-atacante Willians teve diagnosticada uma fratura na região da bacia. Ele estará ausente dos gramados por cerca de três semanas.
Inteligência: Mesmo com sob o risco de cair para a Série B, o Santo André - 17; colocado, com 29 pontos - acredita na oportunidade de aproveitar o momento de instabilidade do Palmeiras. A tática do técnico Sérgio Soares é clara: atuar no erro do clube da capital paulista. "Eles vão vir para cima", prevê o treinador do Ramalhão.
Diante do badalado líder do Campeonato Brasileiro, o Santo André ganha um reforço na zaga, a volta de Cristian. Porém, Sérgio Soares faz mistério sobre modificações na escalação.
FICHA TÉCNICA
SANTO ANDRÉ x PALMEIRAS
Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Data: 21/10/2009 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (SP)
SANTO ANDRÉ: Neneca; Rômulo, Cesinha, Marcel e Élvis; Fernando, Ricardo Conceição, Marcelinho Carioca e Camilo; Nunes e Wanderley.
Técnico: Sérgio Soares.
PALMEIRAS: Marcos; Figueroa, Danilo, Maurício e Armero; Edmilson, Souza, Cleiton Xavier e Diego Souza; Robert (Obina) e Vagner Love.
Técnico: Muricy Ramalho.