postado em 21/10/2009 23:47
A má fase do Palmeiras no Campeonato Brasileiro parece não ter fim. Nesta quarta-feira, o Verdão tinha a chance de se reabilitar contra um integrante da zona de rebaixamento, porém apresentou novamente um desempenho abaixo do esperado e acabou derrotado por 2 x 0 pelo Santo André, no estádio Bruno José Daniel.A equipe do técnico Muricy Ramalho completa quatro jogos sem triunfo no Brasileirão - são três derrotas seguidas. Com 54 pontos, o Palmeiras segue na liderança da classificação por mais uma rodada, mas pode ver no final de semana a aproximação principalmente do Atlético-MG, que tem 50 e enfrenta o Vitória em casa.
O grande craque da partida desta quarta-feira foi o centroavante Nunes, autor dos dois gols do Santo André. Em ambas as oportunidades, ele recebeu assistências preciosas do habilidoso meia Camilo.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Santo André, dono de 32 pontos, atua na quarta-feira que vem contra o Cruzeiro, no Mineirão. Um dia depois, o Palmeiras enfrenta o Goiás, no Palestra Itália.
O Jogo
A necessidade de ambos os lados de conquistar um resultado positivo deixou o confronto bastante corrido no ABC. Em contrapartida, os dois times também não mediam esforços na marcação para encurtar os espaços dos adversários.
Ainda assim, as chances começaram a aparecer. O Santo André foi o primeiro a assustar, mas a cabeçada de Nunes parou no goleiro Marcos. A resposta palmeirense veio em dose tripla. Primeiro, Diego Souza arriscou de fora da área e obrigou grande defesa do goleiro Neneca. Pouco depois, o desvio de Obina dentro da área beliscou o poste do Ramalhão. Para completar, a bomba de Armero passou próxima ao travessão
Quando o gol parecia próximo, o Palmeiras perdeu uma peça fundamental: Cleiton Xavier deixou o gramado machucado. A consequência foi quase imediata. O Santo André abriu o placar aos 21 minutos, quando Camilo invadiu a área pela direita e cruzou para Nunes completar livre na pequena área.
O gol dos donos da casa abalou o Palmeiras. Por alguns instantes, o Santo André ficou dono absoluto do jogo. Júnior Dutra e Wanderley poderiam até ampliar o placar, mas não tiveram êxito nos arremates. O Verdão, por sua vez, acordou pouco antes do intervalo, mas sofreu com a falta de sorte. Mais uma vez, o chute de Obina encontrou a trave.
Reação enganosa
O Palmeiras iniciou o segundo tempo ameaçando pressionar o Santo André. Aos três minutos, Marquinhos mandou um torpedo de longe e viu um novo milagre de Neneca. O lance aumentou a esperança dos visitantes.
Só que a energia palmeirense foi diminuindo com o andamento da etapa complementar. Por isso, Muricy Ramalho mudou o ataque. Com fama de predestinado, Robert assumiu a vaga de Obina no ataque.
Do lado do Santo André, a ordem era segurar o resultado, tanto que o volante Fernando entrou no lugar do meia-atacante Marcelinho Carioca. Bem armado, o Ramalhão definiu a fatura em um contra-ataque. Aos 33 minutos, Nunes recebeu de Camilo e, sem goleiro, estufou as redes do líder do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA - SANTO ANDRÉ 2 x 0 PALMEIRAS
Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Data: 21/10/2009 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Renda: R$ 346.675,00
Público: 10.612 pagantes
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Cartões amarelos: Marcelinho Carioca (Santo André); Maurício e Obina (Palmeiras)
Gols: SANTO ANDRÉ: Nunes, aos 21 minutos do primeiro tempo e aos 33 minutos do segundo tempo
SANTO ANDRÉ: Neneca; Rômulo, Cesinha, Marcel e Élvis (Eduardo Ratinho); Ricardo Conceição, Júnior Dutra (Pablo Escobar), Marcelinho Carioca (Fernando) e Camilo; Nunes e Wanderley.
Técnico: Sérgio Soares.
PALMEIRAS: Marcos; Figueroa, Danilo, Maurício e Armero; Edmilson, Souza, Cleiton Xavier (Marquinhos) e Diego Souza; Obina (Robert) e Vagner Love.
Técnico: Muricy Ramalho.