Superesportes

Botafogo perde para Cerro Porteño e fica em desvantagem

postado em 21/10/2009 23:59
Jogando boa parte do segundo tempo com dois jogadores a menos, já que Léo Silva e Emerson foram expulsos, o Botafogo foi derrotado pelo Cerro Porteño por 2 x 1 na noite desta quarta-feira, no Estádio General Pablo Rojas, o Olla azulgrana, em Assunção, no Paraguai, pelo confronto de ida das quartas de final da Copa Sul-americana. Recalde e Nanni marcaram para os paraguaios, enquanto Reinaldo descontou.

Com o resultado o Alvinegro precisa de um triunfo por 1 x 0 para se classificar no jogo de volta, dia 4 de novembro, no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Isso porque os tentos marcados como visitantes valem como critério de desempate. Se devolver os 2 x 1 o Alvinegro forçará a disputa de pênaltis.

O jogo

O Botafogo começou a partida marcando no campo de defesa do adversário e dando a impressão de que tomaria as ações do confronto. Tanto que teve a primeira oportunidade logo aos 4 minutos. Reinaldo ajeitou a bola para Thiaguinho que, de fora da área, chutou sobre o gol.

Com o passar do tempo, o Cerro Porteño equilibrou o confronto, mas tinha dificuldades sérias de penetração e procurava explorar as jogadas aéreas. Numa delas levou muito perigo, aos 10 minutos. Hérner cruzou, Núñez dividiu com a zaga, chutou de primeira na pequena área e o goleiro Jéfferson fez uma grande defesa.

A partida seguiu equilibrada, com o Botafogo congestionando o meio-de-campo, mas sem deixar de atacar. Tanto que chegou a marcar um gol aos vinte minutos. Gabriel cobrou escanteio e Fahel cabeceou para o fundo da rede. Mas o árbitro argentino Sergio Pezzota entendeu que o volante botafoguense cometeu falta no goleiro Diego Barreto.

De tanto insistir nas jogadas levantadas na área o Cerro Porteño conseguiu abrir o marcador aos 34 minutos, mas graças a um erro de arbitragem. Após cruzamento na área, Hérner, que estava impedido no começo da jogada, definiu. A defesa rebateu mal, Villarreal cabeceou e Recalde dominou na área para dar um chute sem chances para Jéfferson.
[SAIBAMAIS]
Com a vantagem o Cerro passou a ter a arma do contra-ataque e por muito pouco não ampliou aos 42 minutos, quando Cáceres avançou pelo lado direito e chutou para a defesa do goleiro alvinegro.

Na volta para a segunda etapa o Cerro seguiu mais perigoso e quase chegou ao segundo gol aos quatro minutos, quando Irrazábal invadiu pelo lado direito, chutou cruzado e o goleiro salvou.

Mas a resposta do Botafogo veio aos 13 minutos e com o gol de empate. Rodrigo Dantas rolou para Reinaldo, que tabelou com o Víctor Simões e chutou na saída do goleiro. O atacante botafoguense viu a bola bater em sua mão antes da conclusão. Porém nem deu muito tempo para comemorar, pois dois minutos depois Léo Silva foi expulso por jogo violento.

Com um jogador a mais em campo o Cerro Porteño passou a impor uma forte pressão, desperdiçando muitas oportunidades. Aos 22 minutos Ramírez, que já defendeu o Flamengo e tinha acabado de entrar, chutou para a defesa de Jéfferson. Quatro minutos depois El Tigre forçou o goleiro alvinegro a defender mais uma vez, dessa vez com os pés.

Aos 32, após cruzamento na área, Rodrigo Dantas tentou cortar e quase marcou contra. O Cerro Porteño conseguiu o segundo gol aos 36 minutos, graças a uma jogada infantil do zagueiro Emerson, que agarrou Nanni na área e cometeu pênalti. Para piorar a situação do Glorioso, o defensor foi expulso, deixando os brasileiros com dois homens a menos.

O Cerro Porteño, com a vantagem numérica, seguiu pressionando e quase chegou ao terceiro gol aos 39, quando Cardozo cabeceou na trave após cobrança de escanteio. Já nos acréscimos Recalde foi expulso por fazer falta violenta em Reinaldo. Depois disso o Botafogo administrou o resultado até o fim.

O Botafogo volta a campo no próximo domingo, dessa vez pelo Campeonato Brasileiro, para fazer o clássico da 31; rodada contra o Flamengo, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão.

FICHA TÉCNICA - CERRO PORTEÑO-PAR 2 X 1 BOTAFOGO

Local: Estádio General Pablo Rojas, o Olla azulgrana, em Assunção (Paraguai)
Data: 21 de outubro de 2009 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Sergio Pezzota (Argentina)
Assistentes: Roberto Reta (argentina) e Norberto Moyano (Argentina)
Cartões amarelos: Javier Villarreal, Carlos Recalde e César Ramírez (Cerro Porteño) e Jéfferson, Fahel, Víctor Simões e Leandro Guerreiro (Botafogo)
Cartões vermelhos: Carlos Recalde (Cerro Porteño) e Léo Silva e Emerson (Botafogo)
Gols: CERRO PORTEÑO: Carlos Recalde aos 34 minutos do 1; Tempo e Roberto Nanni aos 36 minutos do 2; Tempo
BOTAFOGO: Reinaldo aos 13 minutos do 2; Tempo

CERRO PORTEÑO: Diego Barreto; Diego Hérner, Luis Cardozo e Miguel Torren (Ivan Piris); Julio Irrazábal, Javier Villarreal (Julio dos Santos), Jorge Brítez, Luis Cáceres e Carlos Recalde; Jorge Núñez (César Ramírez) e Roberto Nanni
Técnico: Pedro Troglio

BOTAFOGO: Jéfferson, Juninho, Emerson e Wellington; Thiaguinho (Diego), Fahel, Léo Silva, Renato (Leandro Guerreiro) e Gabriel (Rodrigo Dantas); Víctor Simões e Reinaldo
Técnico: Estevam Soares

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação