postado em 22/10/2009 17:15
Não há mais tempo para mudanças: o clássico entre Botafogo e Flamengo será mesmo realizado no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão, pela 31; rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, existe o temor de que o estádio não consiga comportar o duelo que tem se tornado o de maior rivalidade no estado nos últimos anos. O resultado é fundamental para as duas equipes, pois o Rubro-Negro luta pelo título, enquanto o Alvinegro tenta se distanciar da zona de rebaixamento.A venda antecipada tem sido um sucesso, com os ingressos destinados aos torcedores do Flamengo esgotados. Com isso, os flamenguistas já estão comprando bilhetes na parte destinada à torcida do Botafogo, o que vem preocupando muito as autoridades.
"Quem for ao estádio deve pensar em torcer com calma, evitando confusões, pois o policiamento vai ser atuante e está preparado para este clássico. Quem estiver com a camisa do Flamengo não vai entrar na torcida do Botafogo em nenhuma hipótese. Caso esteja sem uniforme, até vai entrar, mas não vai torcer pelo seu time", afirmou o major Luiz Octávio, responsável pelo Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe).
[SAIBAMAIS]A diretoria do Botafogo acredita que todas as medidas possíveis estão sendo tomadas para que não haja confusão no estádio. O clube contratou uma empresa que vai disponibilizar 60 funcionários para ajudarem os torcedores na chegada ao Engenhão. Eles estarão vestidos com uma camisa verde, com os dizeres: "Posso ajudar?". Os portões serão abertos às 14h30 (de Brasília). Em relação à compra de ingressos por flamenguistas em setores reservados aos botafoguenses, a diretoria alvinegra também não se preocupa.
"Quem faz isso sabe que está agindo de maneira irregular e deve saber que no Engenhão não é possível circular entre os setores. Com o policiamento e o esquema que está sendo armado dificilmente alguém vai poder cometer uma irregularidade", apostou André Silva, vice-presidente de futebol do Botafogo.
A diretoria do Flamengo, por sua vez, entende que o Botafogo tem direito de exercer o mando de campo e jogar no seu estádio, mas considera uma temeridade a realização da partida no local pela importância que o clássico ganhou no Campeonato Brasileiro.
Nos bastidores, os dirigentes flamenguistas, embora neguem, tentaram mudar o local da partida até o momento em que havia tempo para isso. Depois disso, passaram a evitar críticas, uma vez que em 2010 o Maracanã estará fechado para obras e o Flamengo terá que solicitar o Engenhão ao Botafogo em algumas ocasiões para evitar excesso de viagens no Campeonato Brasileiro.