Superesportes

Em crise, Ipatinga recebe o Juventude

postado em 24/10/2009 09:08
A partida entre Ipatinga e Juventude terá um fato inusitado, neste sábado, pela Série B. Apesar de estarem na frente da tabela, correndo pouco risco de rebaixamento, os mineiros estão em um momento de turbulência antes do jogo que fecha a 32; rodada da competição. Já os gaúchos venceram seu último compromisso e entrarão em campo às 21 horas (de Brasília) um pouco mais aliviados, mesmo que a situação ainda indique perigo.

Se subir de divisão não é mais possível para o Ipatinga, o jeito é aproveitar as últimas rodadas da Série B para livrar-se matematicamente do rebaixamento. Os mineiros ocupam a 13; posição na tabela, com 40 pontos, sete a mais que o América-RN, o primeiro rebaixado, no momento. A situação do Juventude não é tão confortável assim, mas já foi de maior agonia. A vitória sobre o próprio Mecão fez os gaúchos abrirem quatro pontos de vantagem em relação ao clube do Rio Grande do Norte.

Devido ao resultado, a situação ficou mais tranquila na Serra Gaúcha. Pelos cálculos da comissão técnica, nas sete rodadas restantes, o Juventude precisa vencer três partidas para afastar de vez a hipótese de ser rebaixado.

Para tentar ficar mais próximo do seu objetivo, o Alviverde precisará quebrar um jejum de sete jogos sem vitória como visitante. O último triunfo ocorreu há quase três meses sobre a Portuguesa. Depois disso foram quatro derrotas e três empates. Nessa série de partidas, o time levou gol em todas. Para tentar não ser vazado, o técnico Ivo Wortmann não utilizará o esquema com três atacantes colocado em campo no começo da semana.

A dúvida na escalação da equipe é quem atuará ao lado de Marcos Denner no ataque. A disputa está entre o artilheiro Mendes e o meia Léo Dias. No meio-campo entrará o volante Tiago Renz, que cumpriu suspensão na terça.

Apesar de correr poucos riscos, o clima no Vale do Aço não é dos melhores. A semana marcou a queda do técnico Émerson Ávila. Ele será substituído interinamente por Gérson Evaristo.

"Assumo com o pensamento de conquistarmos os seis pontos nos dois próximos jogos para sairmos desta situação complicada. Sabemos que serão dois jogos difíceis, mas temos que aproveitar o mando de campo e conseguir as duas vitórias", explicou.

Gerson contará com dois reforços. O volante Fernando Miguel cumpriu suspensão na derrota por 2 a 0 para o Brasiliense. O zagueiro Léo Oliveira, recuperado de lesão, também deverá estar em campo. A ausência será o lateral Alex Silva, expulso na última rodada.

FICHA TÉCNICA
IPATINGA X JUVENTUDE

Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 24 de outubro de 2009, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Manuel Nunes Lopo (BA)
Assistentes: Adailton José de Jesus e José Raimundo Dias (BA)

IPATINGA: Fred; Afonso, Alessandro Lopes, Léo Oliveira e Radar; Max Carrasco, Fernando Miguel, Leandro Brasília e Luiz Fernando; Diego Silva e Marcelo Ramos
Técnico: Gerson Evaristo
JUVENTUDE: Juninho; Douglas, Nenê e Bruno Teles; Bruno, Walker, Tiago Renz, Lauro e Gustavo; Mendes (Léo Dias) e Marcos Denner
Técnico: Ivo Wortmann

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação