postado em 24/10/2009 10:45
Neste domingo, Valentino Rossi conquistará o heptacampeonato MotoGP caso seja no mínimo o quarto colocado do Grande Prêmio da Malásia, mas um 'título' ele já comemorou neste sábado. Com uma volta que considerou "monstruosa" no treino classificatório, o italiano faturou a sétima pole position na temporada e não pode mais ser superado por Jorge Lorenzo, que soma cinco.
Para se efetivar como o melhor do ano nas voltas lançadas, Rossi teve de superar dois empecilhos: sua teórica fraqueza nesse quesito (coleciona na carreira 103 vitórias, contra 'apenas' 58 poles) e o grande rendimento imposto por Lorenzo no início da temporada, quando largou em primeiro por quatro vezes em oito etapas.
Neste sábado, o experiente piloto temeu que não tivesse sido ele o autor da marca de 2min00s518. "Minha meta era ir abaixo de 2min01, o que fiz na última volta. Mas infelizmente meu painel não estava funcionando e pensei que alguém tivesse me batido", comentou ele, que só pôde comemorar, aliviado, o resultado quando o viu exposto no telão do circuito de Sepang.
"Fiquei muito feliz, foi uma volta monstruosa", completou Rossi, que descarta fazer uma exibição cautelosa neste domingo, quando um quarto lugar já lhe dará o troféu antecipadamente: "Tenho de ser paciente, porém o plano é fazer uma corrida normal".
Único homem que ainda pode evitar o sétimo título do italiano, Jorge Lorenzo largará em segundo na Malásia. Apesar disso, ele tem problemas no acerto de sua Fiat Yamaha, tanto é que seu tempo foi de cinco décimos inferior ao do companheiro de equipe. "Não estamos bem, especialmente com os pneus duros. De qualquer forma, não me rendo e amanhã darei tudo", projetou o jovem, que praticamente enterrou suas chances de título no GP da Austrália, em que se acidentou logo na primeira curva.