Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Contra-ataque funciona e Ponte derruba Figueira

Figueirense e Ponte Preta se encontraram neste sábado, no Orlando Scarpelli, com um objetivo comum: vencer para se aproximar definitivamente do Atlético-GO, último integrante do G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro, com 56 pontos. Mais perto do rival, com 51, o Figueira pressionou o tempo todo, mas se descuidou nos contra-ataques e perdeu: 2 a 1.

Os dois gols da vitória campineira nasceram em contra-ataques. O primeiro foi marcado aos 42 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio catarinense, a zaga ponte-pretana afastou e encontrou Fabiano Gadelha. O camisa 10 puxou o contra-golpe e serviu de bandeja para Evando, que chutou forte, sem chances para Wilson.

Na etapa final, foi a vez de Lins, que entrara na vaga de Finazzi, aproveitar o recurso para definir o jogo, completando cruzamento de Vicente com um bonito chute. Fernandes fez o de honra dos catarinenses, mas não restou tempo para buscar a igualdade no marcador e o acesso à Primeira Divisão ficou mais distante para o Figueira.

Os donos da casa começaram a partida dispostos a se aproximar mais uma vez do G-4. E partiram para cima da Ponte Preta, criando duas boas chances para movimentar o marcador antes dos dez minutos, primeiro com Fernandes e depois com Rafael Coelho, mas a falta de capricho na hora do chute impediu o gol.

Aos 25, o lateral Lucas partiu para cima da defesa campineira e foi derrubado por Fabiano Gadelha na entrada da área, mas o atacante Schwenck, fominha, impediu Egídio de fazer a cobrança e pegou mal na bola, acertando a barreira ponte-pretana e desperdiçando outra boa chance de gol.

De tanto se atirar ao campo ofensivo, o Figueira acabou se descuidando atrás e foi castigado no finalzinho do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, a defesa campineira afastou e ligou o contra-ataque. Fabiano Gadelha invadiu a área e rolou para Evando, que só teve o trabalho de empurrar às redes: 1 a 0.

Na volta para o segundo tempo, a tônica da partida seguiu exatamente a mesma. Logo no primeiro minuto, Roberto Firmino fez linda jogada pela esquerda e cruzou, mas Rafael Coelho chegou atrasado e ninguém colocou o pé na bola, que passou por toda a extensão da área antes de sair pela lateral.

Lucas, boa opção no apoio pela direita, também criou excelente oportunidade aos 12 minutos em jogada individual, mas o chute forte, seco, saiu à direita do goleiro Gilson, para felicidade dos ponte-pretanos, que seguiam encolhidos no jogo à espera de novo contra-ataque para matar o jogo.

E ele aconteceu aos 27 minutos. Vicente foi lançado pela esquerda, avançou a toda velocidade, olhou para a área e cruzou. Lins, que entrara há pouco tempo no lugar do ;vovô; Finazzi, pegou bonito, de pé direito, no alto do gol de Wilson, que nada pôde fazer: 2 a 0 e fatura liquidada no Scarpelli. O gol marcado por Fernandes, aos 41, diminuiu a frustração do Figueira, mas foi insuficiente para evitar a vitória da Macaca.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE 1 X 2 PONTE PRETA

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: Sábado, 24 de outubro de 2009
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg De Paula Fonseca (RJ)
Assistentes: Wagner De Almeida Santos e Jackson Massarra Dos Santos (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Egídio, Vinícius Pacheco (Figueirense), Pirão, Fabiano Gadelha, Jean Carioca (Ponte Preta)

GOLS:
FIGUEIRENSE: Fernandes, aos 41 minutos do segundo tempo
PONTE PRETA: Evando, aos 42 minutos do primeiro tempo, Lins, aos 27 minutos do segundo tempo

FIGUEIRENSE: Wilson; Toninho (Roberto Firmino), Roger Carvalho (Diego Paulista) e Edson, Lucas, Paulinho (Vinícius Pacheco), Roberto Brum, Fernandes e Egídio; Rafael Coelho e Schwenck
Técnico:Márcio Araújo

PONTE PRETA: Gilson; Dedê, Jean, Dezinho e Vicente; Deda, Danilo Portugal, Pirão e Fabiano Gadelha (Willian Favoni); Evando (Marrom) e Finazzi (Lins)
Técnico: Wanderley Paiva