O Guarani deu neste sábado mais um passo rumo à elite do futebol nacional. Jogando no Brinco de Ouro, o time campineiro fez valer o mando de campo, superou o desesperado ABC por 1 a 0 e manteve a vice-liderança isolada da Série B.
A apenas seis rodadas do fim, o Bugre soma 62 pontos, quatro a menos que o Vasco, que superou o Bahia nesta tarde, mas com confortável vantagem de 11 pontos para o Figueirense, que perdeu da Ponte Preta e neste momento é o primeiro time fora do G-4.
O ABC, em contrapartida, fica com 31, na vice-lanterna da Segundona e mais perto do retorno à Série C. No próximo sábado, o Alvinegro de Natal tenta a reação em casa, ante o Paraná. No mesmo dia, os paulistas recebem a Portuguesa.
O jogo: Empurrado pela torcida, o Guarani dominou o início do jogo. Em 15 minutos, os anfitriões já haviam criado duas boas chances, com Gláuber, que bateu de longe com perigo, e Fabinho, que obrigou Tiago Cardoso a fazer excelente defesa.
Já o ABC só chegou a primeira vez com perigo aos 21. Bosco soltou uma bomba e Douglas salvou o Bugre. A resposta foi imediata: Walter Michoca lançou Maranhão, que só não marcou porque Tiago Cardoso apareceu muito bem novamente.
Os dois times ainda tiveram chances de marcar até o intervalo. Os visitantes assustaram em finalizações de fora da área de Tucho. Pelo lado dos campineiros, Léo Mineiro e Ricardo Xavier desperdiçaram boas oportunidades.
O Guarani voltou para a etapa final com Caíque na vaga de Gláuber e disposto a atacar. Ricardo Xavier perdeu chance incrível aos 13, mas se recuperou sete minutos depois. O atacante desviou de cabeça cruzamento preciso de Caíque e fez aquele que seria o único gol do jogo.
Logo depois, Flávio Lopes decidiu tornar o ABC mais ofensivo, trocando Gaúcho por Zé Eduardo. Mais cinco minutos e Selmir e Gabriel também foram a campo. Os potiguares levaram perigo, mas não conseguiram a igualdade. Melhor para o Bugre, cada vez mais perto da Primeira Divisão.
FICHA TÉCNICA
GUARANI 1 x 0 ABC-RN
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Data: 24 de outubro de 2009, sábado
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: José Carlos Dias Passos e Francisco Aurélio do Prato (ambos do PR)
Cartões amarelos: Luciano Santos (Guarani); Bruno Barros, Sandro, Júnior Negão e Augusto Recife (ABC)
Gol:
GUARANI: Ricardo Xavier, aos 20 minutos do segundo tempo
GUARANI: Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Dão e Andrezinho; Cléber Goiano, Gláuber (Caíque), Léo Mineiro e Walter Minhoca (Rodriguinho); Fabinho e Ricardo Xavier (Luciano Santos)
Técnico: Oswaldo Alvarez
ABC: Tiago Cardoso; Audálio, Rafael e Gaúcho (Zé Eduardo); Bosco, Augusto Recife, Alexandre Oliveira, Sandro, Tucho (Gabriel) e Bruno Barros; Júnior Negão (Selmir)
Técnico: Flávio Lopes