Superesportes

Tardelli marca e deixa Atlético-MG a um ponto do líder

postado em 24/10/2009 20:56

Enfim a briga pela liderança do Brasileirão esquentou. Depois de tantos tropeços do Palmeiras e de seus adversários diretos, desta vez o Atlético-MG fez sua parte: bateu o Vitória por 1 a 0, se firmou na segunda posição e ficou a apenas um ponto do time de Muricy Ramalho, que já jogou na rodada.

Agora são 54 pontos para o Palmeiras e 53 para o Galo. A equipe da casa teve dificuldades para superar os baianos no Mineirão lotado, na noite deste sábado, mas conquistou o importantíssimo triunfo graças a gol marcado pelo artilheiro Diego Tardelli aos 27 minutos do primeiro tempo. O camisa 9 ainda perderia um pênalti na etapa final.

Os mineiros têm a chance de assumir a ponta na próxima quinta-feira, quando visitam o desesperado Fluminense às 21 horas (de Brasília), mesmo horário da partida entre Palmeiras e Goiás no Palestra Itália. Um dia antes, às 21h50, o Vitória, que soma 44 pontos e pode perder a nona posição no complemento desta 31; rodada do Brasileiro, recebe o Corinthians.

Tardelli marca: Celso Roth pediu e os jogadores atenderam. A paciência foi a arma do Galo no primeiro tempo diante de um rival retrancado. O começo de jogo, aliás, foi truncado, com as duas equipes abusando dos erros de passes. Os donos da casa procuravam valorizar a posse de bola, à espera de um espaço na defesa rubro-negra.

A brecha demorou para aparecer, mas surgiu aos 27 minutos. Coelho tocou para Diego Tardelli, que invadiu a área e acertou o canto esquerdo de Viáfara. Foi o 16; gol do camisa 9 alvinegro, que dormirá na artilharia isolada do Brasileirão.

O Leão se expôs mais após ser vazado, e o final da etapa inicial foi mais movimentado. Os baianos assustavam principalmente em jogadas pelas pontas e levavam perigo. Na melhor chance, Roger girou na área, mas mandou para fora. O Atlético também assustou. Ricardinho deu lindo passe para Serginho, que obrigou Viáfara a fazer difícil defesa.

Tardelli falha: O Vitória voltou do intervalo com duas alterações. Leandrão entrou no lugar de Roger e Neto Berola no de Nino Paraíba. Com isso, Jackson passou a atuar na lateral direita. Apesar das mudanças, quem quase marcou foi o Galo. Novamente a dupla Coelho e Tardelli funcionou, mas o atacante errou o alvo e mandou para fora.

Pouco depois, Coelho sentiu lesão e deu lugar a Renan (Márcio Araújo foi deslocado para a lateral direita). Mas o time mineiro não perdeu qualidade na frente. Aos 18, Ricardinho puxou rápido contra-ataque e rolou para Tardelli, que achou Thiago Feltri. O lateral saiu cara a cara com Viáfara, mas chutou em cima do goleiro.

Os cerca de 57 mil atleticanos que compareceram ao Mineirão explodiram em festa pouco depois. Não por causa de um gol, mas por ter um pedido atendido por Celso Roth. O ídolo Marques, ovacionado desde o momento em que começou a aquecer no início do segundo tempo, entrou na vaga de Rentería e pisou no gramado pela primeira vez na temporada.

Contudo, rapidamente a alegria se transformou em angústia. O Vitória teve duas excelentes chances de deixar tudo igual. Primeiro Neto Berola parou em defesa de Carini. A cena se repetiu pouco depois, mas o atacante aproveitou o rebote e rolou para Gláucio, que acertou a trave. A bola ainda correu em cima da linha e não entrou.

Tardelli teve a chance de deixar o clima tranquilo aos 30. O atacante recebeu na área, tentou passar por Uelliton e caiu. O árbitro deu pênalti, que o próprio camisa 9 desperdiçou. Para sorte do artilheiro, o Atlético conseguiu suportar a pressão dos baianos. No fim, ainda deu tempo de Leandrão ser expulso por reclamação e Evandro, que entrou na vaga de Serginho durante a etapa final, perder gol feito.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 X 0 VITÓRIA

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 24 de outubro de 2009, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Público: 57.901
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Adnilson da Costa Pinheiro (MS) e Lincoln Ribeiro Taques (MT)
Cartões amarelos: Thiago Feltri, Marques e Tardelli (Atlético-MG); Nino Paraíba, Roger, Wallace, William, Magal e Leandrão (Vitória)
Cartão vermelho: Leandrão (Vitória)

Gol:
ATLÉTICO-MG: Diego Tardelli, aos 27 minutos do primeiro tempo

ATLÉTICO-MG: Carini; Coelho (Renan), Jorge Luiz, Werley e Thiago Feltri; Jonílson, Serginho (Evandro), Márcio Araújo e Ricardinho; Diego Tardelli e Rentería (Marques)
Técnico: Celso Roth

VITÓRIA: Viáfara; Nino Paraíba (Neto Berola), Wallace, Fábio Ferreira e Leandro; Magal, Uelliton, William (Carlos Alberto) e Jackson; Gláucio e Roger (Leandrão)
Técnico: Vagner Mancini

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação