Superesportes

Gre-Nal encaminhará futuro de gaúchos no Brasileirão

postado em 25/10/2009 08:00
A oito rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Gre-Nal é o começo de um novo torneio para Inter e Grêmio. O clássico deste domingo é um título que acaba em si mesmo, mas que refletirá nos jogos restantes da Série A. Seu resultado indicará se os colorados brigarão por título ou por vaga na Libertadores, e se os tricolores terão chance de ficar entre os quatro primeiros ou terão de se contentar com um lugar na Sul-americana. O Gre-Nal de número 378, que será realizado no Beira-Rio a partir das 16 horas (de Brasília), começará a traçar o destino final dos dois clubes no Brasileirão.

[SAIBAMAIS]Donos dos dois melhores ataques do torneio, Inter e Grêmio passaram a semana com medo um do outro. Mistérios nas escalações e declarações políticas deram o tom nos dias que antecederam o confronto. Ninguém ousou provocar. Apesar de serem os dois times que mais balançam redes no Brasileirão, o duelo sempre é marcado pela cautela. "A nossa postura será de atacar, mas sempre precavido na parte defensiva", explicou o goleiro colorado Lauro.

Será a quinta vez que a maior rivalidade do Rio Grande do Sul entrará em campo em 2009, ano do centenário do clássico. Até agora foram quatro 2 a 1, três em favor do Inter e um para o lado do Grêmio. "Não é porque é um clássico que vamos nos fechar. É um jogo complicado, mas não adianta ficar se defendendo", comentou o meia Souza, negando que o Tricolor entrará em campo retrancado.

A derrota do Palmeiras para o Santo André no meio da semana reascendeu as esperanças coloradas em relação ao título. Após empatar com o lanterna Fluminense no último domingo, o tropeço do time de Muricy Ramalho era o ânimo que faltava para o Inter nas partidas finais do Brasileiro.

Uma vitória neste domingo deixará o Inter a dois pontos do Palmeiras, mantendo a meta do ex-técnico Tite viva. Ele projetava que a equipe fosse dar uma arrancada nas rodadas finais da competição. Por isso, vencer é o único resultado que interessa.

"O Gre-Nal rende jogos especiais, sem dúvida. A maior motivação será a situação criada se ganharmos. É um divisor de águas. Quem ganha vai dar um salto de qualidade na competição. Quem perder ficará em uma situação terrível", analisou o atual técnico do Inter, Mário Sérgio, invicto em clássicos na sua época de jogador.

No Grêmio, o pensamento é o mesmo. A nova derrota do Palmeiras também fez os olhos dos gremistas brilharem, mas pensar em título parece utopia no Olímpico. Oitavo colocado na tabela, além de ter dez pontos de desvantagem para o Alviverde, os gremistas precisariam de uma série de resultados paralelos para chegaram à ponta. Entretanto, uma vaga na Libertadores é mais palpável. Atualmente a diferença para o quarto colocado é de cinco pontos.

Para tentar encostar no grupo dos primeiros colocados, o Grêmio aposta no equilíbrio. "O clássico é decidido no detalhe. Não tem favorito. Quem tiver mais equilíbrio e com mais atenção nas pequenas disputas vai dar um passo a mais para vencer", receitou o zagueiro Léo.

Lauro falou em cuidados defensivos. Souza quer um Grêmio ofensivo. Mário Sérgio pensa em dar um salto de qualidade. Léo quer equilíbrio. Mas que times serão colocado em campo para se tentar tudo isso?

Essa é a pergunta sem resposta para o Gre-Nal. Ninguém revela qual escalação colocará em campo e as opções são várias. No Grêmio, Paulo Autuori não contará com Tcheco e Maxi López, suspensos. No Inter, o desfalque, pelo mesmo motivo, é o zagueiro Fabiano Eller.

Autuori deverá escalar o Tricolor no 4-4-2. A questão é se a formação terá dois ou três volantes. Se o treinador optar por um trio de marcadores, Adilson ingressa na equipe. Caso contrário, Douglas Costa e Renato Cajá brigam por uma vaga no time. Outra opção, essa mais remota, seria atuar com somente um homem na frente, com Douglas ao lado de Souza na armação.

No Inter, o repertório de mistérios é mais vasto. A dúvida é entre o 3-5-2 e o 4-4-2. As opções para cada tipo de sistema são as mais variadas possíveis. Se atuar com três zagueiros, Giuliano pode aparecer no meio-campo, em um improvável 3-6-1, ou ainda na ala direita.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL x GRÊMIO

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 25 de outubro de 2009, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Ednilson Corona (Fifa) e Nilson de Souza monção (ambos de SP)

INTERNACIONAL: Lauro; Bolívar, Índio e Sorondo; Giuliano (Daniel), Guiñazu, Sandro, D;Alessandro e Kleber (Marcelo Cordeiro); Marquinhos (Taison) e Alecsandro
Técnico: Mário Sérgio

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Léo, Réver e Lúcio; Rochemback, Túlio, Renato Cajá (Douglas Costa ou Adilson) e Souza; Herrera e Perea
Técnico: Paulo Autuori

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação