Superesportes

Em jogo tenso, clássico entre River e Boca termina empatado

postado em 25/10/2009 21:05
Buenos Aires (Argentina) - Fora da briga pelo título do Torneio Apertura do Campeonato Argentino, River Plate e Boca Juniors empataram em 1 a 1 o ;superclássico; do país sul-americano, disputado no estádio Monumental de Nuñez. Em uma partida marcada pela tensão e com dois jogadores expulsos, atletas experientes foram os centros da atenções e destacaram-se: Marcelo Gallardo e Martín Palemo, autores dos gols do duelo.

O empate neste domingo mantém os rivais em má situação na competição, longe de garantir um lugar na Copa Libertadores da América de 2010. O Boca Juniors chegou aos 15 pontos, contudo, o clube de La Bombonera segue estacionado na 10; colocação. O River Plate, por outro lado, segue na decepcionante 17; posição.

Apoiado pelo público, o River Plate começou melhor a partida e teve um pênalti a seu favor. Aos 25 minutos, o também experiente Ariel Ortega bateu forte, mas a bola saiu à esquerda da meta defendida por ;Pato; Abbondanzieri. Contudo, logo na jogada seguinte, os Millonarios abriram o marcador. Gallardo cobrou falta com categoria e superou o goleiro do Boca Juniors.

À frente no marcador, o River Plate seguiu melhor na partida, mas não conseguia impor o seu domínio sobre o adversário. Sem criatividade no meio-campo, os donos da casa não ampliaram o placar e viram o panorama do confronto mudar aos poucos.

Entretanto, a maior mudança na partida começou logo no primeiro minuto a etapa complementar. Villagra derrubou Gaitán e recebeu o segundo cartão amarelo, deixando o River com dez homens em campo. Em contrapartida, o Boca Juniors não conseguiu aproveitar a vantagem numérica e, quatro minutos depois, teve o zagueiro Julio Cáceres expulso, após discussão em Ortega.

As confusões obrigaram o River a recuar e, dessa forma, o Boca cresceu no jogo, adotando uma postura mais ofensiva e criando oportunidades para igualar o marcador. Mas, enfrentando uma defesa bem postada, os Xeneizes precisavam de um lance genial para empatarem o clássico argentino.

E, a inspiração que faltava, aconteceu aos 18 minutos. O meia Juan Roman Riquelme, pretendido pelo Corinthians, deu um lindo passe de letra para Palermo, que aproveitou a oportunidade, chutou rasteiro e deixou tudo igual no Monumental de Nuñez. Resultado que figurou até o apito final em Buenos Aires.

Também neste domingo pelo Apertura, o Arsenal de Sarandí passou pelo Gimnasia e Esgrima La Plata por 1 a 0, com gol anotado por Diego Galván, aos 40 minutos do segundo tempo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação