postado em 26/10/2009 09:09
Campeã dos Jogos Nacionais da China em 22 de outubro nos 100 metros rasos, Wang Jing frustrou fãs, organizadores e competidores apenas quatro dias depois. Nesta segunda-feira, foi divulgado o resultado positivo de um exame antidoping realizada pela atleta.
A amostra de urina de Wang coletada na semana passada mostrou níveis elevados de testosterona, o hormônio masculino, conforme revelou o porta-voz dos Jogos, Sun Yuanfu. Com a notícia, a chinesa acabou expulsa da competição, na qual disputaria ainda a final dos 200 m rasos.
Aos 21 anos, Wang é considerada uma das esportistas mais promissoras de seu país, tendo disputado a final dos 200 m no Mundial juvenil de 2006. Nas Olimpíadas de Pequim, no ano passado, ela chegou a competir nos 100 m, porém acabou eliminada ainda na primeira fase.
Como a jovem evitou pedir a contraprova do exame, o doping está confirmado, e em casos assim a suspensão comum internacionalmente é de dois anos. Contudo, o vice-diretor do Centro de Atletismo da China, Shen Chunde, estuda bani-la do esporte, respeitando a postura de tolerância zero que a entidade costuma adotar. De qualquer forma, ela terá o direito de apelar caso a decisão mais drástica possível seja confirmada.