postado em 28/10/2009 21:29
Atlético-PR e Santos entraram em campo na noite desta quarta-feira, na Arena da Baixada, sabendo que quem vencesse, ficaria mais próximo da classificação a Copa Sul-americana. Apesar disso, o jogo acabou não tendo um ganhador. O Peixe jogou boa parte do segundo tempo com a menos, devido a expulsão do meia Róbson, mas conseguiu segurar o empate, em 1 x 1.Os alvinegros saíram na frente, com um gol de pênalti de Kléber Pereira, mas Bruno Costa empatou para os donos da casa, dando números finais a partida.
Na próxima rodada, as duas equipes voltam a jogar no sábado. Os paranaenses enfrentam o Avaí, na Ressacada, enquanto os santistas vão até o Maracanã, encarar o Flamengo. Os dois confrontos acontecem às 18h30 (horário de Brasília).
O jogo
O duelo começou com o time da Vila Belmiro mostrando que desejava encerrar o jejum de três jogos sem vencer. Logo aos dois minutos, Kléber Pereira arriscou um chute de primeira, da entrada da área, para boa defesa de Galatto. O arqueiro do Furacão se esticou e conseguiu espalmar a bola para escanteio, evitando assim o gol do Santos.
Aos 15, mais uma boa chance do Peixe. O volante Rodrigo Souto deu uma boa assistência para Jean - que barrou Madson da equipe titular. Mas o atacante não soube aproveitar o passe que recebeu e, na saída de Galatto, acabou batendo para fora, desperdiçando uma grande oportunidade de gol para os visitantes.
Depois disso, aos 19, mais uma chance para o Alvinegro Praiano. Pará lançou Paulo Henrique Lima na grande área. O meia chegou a frente da marcação atleticana, porém, na hora de finalizar, Ganso acabou cabeceando com muita força, mandando a bola por cima do gol.
Com 22, foi a vez do Atlético-PR assustar o Santos. Paulo Baier cobrou uma falta pela direita. A bola, despretensiosa, acabou batendo no gramado e ganhou em velocidade, exigindo uma boa defesa do goleiro Felipe, que estava atento e espalmou a bola, afastando o perigo de sua área.
Após estes lances, o primeiro tempo ficou mais monótono e a partida foi para o intervalo, em 0 a 0. No entanto, na volta para a etapa complementar, os dois times voltaram inspirados e logo balançaram as redes.
Aos três minutos, Ganso recebeu passe de peito de Kléber Pereira e foi derrubado na grande área, quando se preparava para fazer o gol. Pênalti, que foi cobrado com perfeição pelo camisa 9, no minuto seguinte, abrindo o placar para os santistas.
Mas, o Peixe não teve nem tempo para comemorar o gol de Kléber Pereira. Isto porque aos sete, Paulo Baier exigiu uma grande defesa de Felipe, ao bater um escanteio bastante fechado. Apesar de ter evitado o gol olímpico, Felipe não conseguiu impedir a conclusão do lateral Bruno Costa, que empatou o jogo na Arena da Baixada.
Com 13 minutos, as coisas ficaram mais difíceis para os alvinegros. Róbson, que havia substituído Felipe Azevedo no intervalo, fez uma falta forte em cima de Rodrigo Tiuí, do Furacão, e acabou sendo expulso. Se aproveitando da expulsão do meia, o técnico rubro-negro, Antônio Lopes, resolveu abrir a equipe em busca da vitória, colocando o meia Netinho entrando no lugar do volante Rafael Miranda.
Tendo um jogador a mais, o Atlético-PR passou a pressionar os santistas em seu campo de defesa. No entanto, o time de Wanderley Luxemburgo se manteve bem postado, dando poucos espaços para as investidas paranaenses.
A melhor chance atleticana aconteceu aos 36 minutos. Netinho cruzou a bola para a área, o goleiro Felipe afastou parcialmente e no rebote, Alex Mineiro - que havia entrado no lugar de Patrick durante a etapa complementar -, acabou pegando mal na hora da finalização, mandando a bola para longe do gol e desperdiçando a última boa oportunidade de mudar o placar, antes do apito final do árbitro.
FICHA TÉCNICA - ATLÉTICO-PR 1 X 1 SANTOS
Local: Estádio Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 28 de outubro de 2009, quarta-feira
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (CE)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Thiago Gomes Brigido (CE)
Público: 17.930 pagantes
Cartões amarelos: Valencia e Ronaldo (Atlético-PR); Paulo Henrique Lima, Kléber Pereira e Germano (Santos)
Cartão vermelho: Róbson (Santos)
Gols: ATLÉTICO-PR: Bruno Costa, aos sete minutos do segundo tempo; SANTOS: Kléber Pereira, de pênalti, aos quatro minutos do segundo tempo
ATLÉTICO-PR: Galatto; Nei, Ronaldo, Manoel e Bruno Costa; Valencia, Rafael Miranda (Netinho), Paulo Baier e Marcinho; Wallyson (Rodrigo Tiuí) e Patrick (Alex Mineiro)
Técnico: Antônio Lopes
SANTOS: Felipe; Pará, Astorga, Adaílton e Triguinho; Germano, Rodrigo Souto, Felipe Azevedo (Róbson) e Paulo Henrique Lima; Jean (Madson) e Kléber Pereira (Rodrigo Mancha)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo