postado em 29/10/2009 23:28
Mais de 20 mil torcedores foram à Ilha do Retiro para empurrar o Sport para cima do Coritiba, mas tiveram que se contentar com um empate em 1 x 1, que deixa o time em situação cada vez mais delicada na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O resultado foi um pouco melhor para os visitantes, que vão se aproximando do número mágico para se manter na primeira divisão.Depois de uma falha na iluminação por falta de energia, quem falhou foi a zaga coxa-branca, que aos 39 minutos deixou Fabiano subir na área para tocar de cabeça para as redes e abrir o placar. O empate veio aos 48 minutos, com Ariel Nahuelpan, que dominou na área e fuzilou para o gol. Após intervalo, a pressão foi toda do Leão que, no entanto, não conseguiu o segundo.
Na próxima rodada, o Sport tem mais um duelo decisivo no clássico dos desesperados, domingo, diante do rival Náutico, no Estádio dos Aflitos, em Recife. Já o Coritiba recebe no mesmo dia, no Estádio Couto Pereira, o Vitória.
O jogo
Empurrado pelo torcedor, o Leão partiu para o ataque e, logo no primeiro minuto, Wilson recebeu em boas condições e arriscou o tiro, que saiu sem perigo pela linha de fundo. Porém, logo o jogo parou pela falta de luz nos refletores - situação que se junta à falta de água nos vestiários. Após 22 minutos de paralisação, o jogo foi reiniciado. Aos 26 minutos, Carlinhos Paraíba cobrou falta, a bola desviou e Magrão teve dificuldade para defender.
O Coxa voltou ligado após a parada e arriscou novamente aos 29 minutos, com Jaílton, com boa intervenção do camisa 1 rubro-negro. Aos 32 minutos, Arce recebeu na entrada da área e foi seguro por Pereira, que por pouco não fez pênalti. Aos 35 minutos, lançamento para Luciano Henrique, que se esforçou e não alcançou a bola. Até que aos 39 minutos, Dutra cobrou escanteio e Fabiano subiu no meio da zaga para testar para o fundo das redes. Insatisfeito com o time, Ney Franco colocou Renatinho no lugar de Pereira.
O resultado foi quase imediato e, aos 48 minutos, Ângelo fez o cruzamento, Ariel dominou com habilidade, girou o corpo e fuzilou para o fundo do gol. Aos 55 minutos o levantamento foi de Renatinho e o argentinho não alcançou, perdendo uma boa chance para virar. Aos 60 minutos, Luciano Amaral jogou na área e Durval se esticou para tocar para escanteio e salvar. Aos 65, Wilson recebeu de frente para o crime e foi desarmado.
No segundo tempo, a primeira boa oportunidade foi do Leão, que quase aproveitou um vacilo de Jaílton, que se recuperou. Aos três minutos, depois de cobrança de falta, Durval desviou na área e Edson Bastos fez ótima defesa.
A pressão pernambucana era forte e, aos oito minutos, novamente Wilson apareceu com liberdade, mas chutou fraco, fácil para o camisa 1 alviverde. A resposta veio aos 13 minutos, com Carlinhos Paraíba, que caminhou com a bola e isolou na hora do arremate.
O Coritiba voltou para o jogo e, aos 14 minutos, foi a vez de Renatinho disparar de longe e, depois de desvio, a bola passou com perigo. Aos 16 minutos, Wilson partiu para cima da zaga coxa-branca, abriu espaço e disparou pela linha de fundo. Da entrada da área, Moacir chutou muito forte, por cima da meta em uma nova blitz rubro-negra. Preocupado, Ney Franco queimou todas as alterações.
Mas a pressão era do Sport, que perdeu um gol incrível aos 26 minutos, com Durval, que fez fila e demorou para complementar permitindo a recuperação de Makelele. Em jogada individual, Ariel, aos 31 minutos, viu espaço para arriscar e bateu de fora da área, por cima do gol.
Aos 33 minutos, Fabiano desviou de frete para o crime e Edson Bastos fez milagre. Aos 38 minutos, Vandinho cruzou e ninguém aproveitou. Aos 46 minutos, Ciro recebeu com liberdade, demorou para complementar e perdeu a chance, na cara do gol.
FICHA TÉCNICA - SPORT 1 x 1 CORITIBA
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 29 de outubro de 2009, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Wallace Nascimento Valente(ES)
Assistentes: Marcos Antonio Moreira Collodetti e Antonio Carlos de Oliveira (ambos do ES)
Cartões amarelos: Hamilton, Fininho e César (Sport); Pereira, Thiago Gentil, Dirceu e Jaílton(Coritiba)
Gols: SPORT: Fabiano, aos 39 minutos do primeiro tempo; CORITIBA: Ariel Nahuelpan, aos 48 minutos do primeiro tempo
SPORT: Magrão; Moacir, César, Durval e Dutra; Hamilton, Fabiano, Fininho (Adriano Pimenta) e Luciano Henrique (Vandinho); Wilson e Arce (Ciro)
Técnico: Péricles Chamusca
CORITIBA: Edson Bastos; Ângelo (Dirceu), Pereira (Renatinho), Jeci e Luciano Amaral; Jaílton, Makelele, Pedro Ken e Carlinhos Paraíba (Márcio Gabriel); Thiago Gentil e Ariel
Técnico: Ney Franco