postado em 30/10/2009 17:20
A mãe de Daiane dos Santos, Magda dos Santos, afirmou que a filha foi surpreendida e está apreensiva com o anúncio de que foi flagrada no exame antidoping. Fora das competições desde agosto de 2008, a ginasta testou positivo para a substância proibida furosemida em exame realizado no último mês de julho.
"A Daiane está tranquila, pedindo orientações médicas. Mas ao mesmo tempo ela está apreensiva. O clube (Pinheiros) afirmou que ele não poderia competir o resto deste ano (por causa da recuperação de uma lesão no joelho). Ela não falou de desistir, mas ficou surpresa com este anúncio, pois ela nunca viu isso acontecer (uma atleta fora das competições ser flagrada no antidoping)", apontou Magda dos Santos ao Sportv.
Já o advogado da ginasta, Cristian do Carmo Rios, levantou a hipótese de que o exame realizado por Daiane seja irregular, pois a atleta estava se recuperando de lesão quando foi flagrada no antidoping e não tinha condições de competir.
"O atleta tem que estar apto a competir. A Daiane fez uma cirurgia no ano passado e em abril tirou a placa que havia colocado, mas ainda está em recuperação. Ainda não foi liberada, então não teria por que fazer o exame", explicou Crsitian Rios ao jornal Zero Hora, destacando, porém, que esta sua análise é baseada em hipóteses.
Ainda segundo o advogado, a atleta ainda não foi notificada do problema, contrariando a informação dada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), segundo a qual, Daiane já havia sido informada da acusação.
"De qualquer forma, quando ela fez o exame sem saber desta situação (de que não poderia ser chamada para o teste), relatou todos os medicamentos que estava utilizando. A Daiane não tem um histórico disso e jamais praticaria um ato desses", garantiu o advogado.