Campinas (SP) - A Portuguesa voltou a se aproximar do grupo de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, em Campinas, a equipe comandada por Vagner Benazzi se recuperou da goleada sofrida para o América-RN com uma convincente vitória sobre o Guarani, por 3 a 0.
Com o resultado, a Portuguesa fica na sexta posição da Série B com 54 pontos ganhos, atrás do Figueirense (que venceu o Brasiliense) apenas no desempate. Já o Guarani continua na vice-liderança, com 62 pontos, mas agora mais distante do líder Vasco.
A Portuguesa entrará em campo novamente já na terça-feira, para enfrentar o ABC no Canindé. O Guarani, ao contrário, só terá compromisso pela Segundona no próximo sábado, quando jogará contra o Atlético-GO no Serra Dourada.
O jogo - O Guarani precisou fazer uma alteração logo aos 2 minutos. O meia Walter Minhoca se machucou, deixou o campo de maca e não voltou mais. Foi substituído por Caíque. Também não demorou muito para o placar da partida mudar.
Aos 11, após algumas tentativas frustradas de fora da área, a Portuguesa marcou o primeiro gol do jogo. O meia Fellype Gabriel aproveitou cruzamento rasteiro do atacante Zé Carlos e completou para as redes.
O Guarani tentou reagir de imediato. O atacante Ricardo Xavier recebeu a bola de Cléber Goiano em condições de empatar o confronto, mas finalizou em cima do goleiro Muriel. Do outro lado, a dupla ofensiva da Portuguesa continuava com boa pontaria.
Aos 22 minutos, Zé Carlos foi lançado na ponta esquerda e concluiu na saída do goleiro Douglas para ampliar. O goleador da Lusa pediu que seus companheiros fingissem engraxar as suas chuteiras para comemorar.
O terceiro gol veio em seguida, aos 25. Fellype Gabriel deu um belo toque por cobertura, sem chances de defesa para Douglas. O técnico Dorival Júnior, do Vasco, chegou a se espantar com o placar durante o duelo de seu time com o Fortaleza: "3 a 0 para a Portuguesa?".
A Lusa, no entanto, não estava satisfeita com que já havia conseguido. Quase balançou as redes de novo antes do intervalo. Preto cobrou falta com categoria, e Douglas fez ótima defesa para o Guarani.
No segundo tempo, o time da casa parecia mais disposto. Ricardo Xavier deu trabalho a Muriel através de jogadas aéreas. E ganhou as companhias de Cazarine e Rodriguinho, que entraram nos lugares de Gláuber e Léo Mineiro.
Com Kempes, Héverton e Henrique no gramado (Zé Carlos, Marco Antônio e Ygor saíram), contudo, a Portuguesa soube administrar o resultado positivo no estádio Brinco de Ouro da Princesa. Ainda mais porque, aos 40 minutos, Caíque desferiu uma cotovelada em Henrique e foi expulso.
Para deixar o final do jogo ainda mais tenso, Bruno Aguiar chutou a bola na direção do banco de reservas da Portuguesa e irritou os jogadores adversários. A confusão terminou com um cartão vermelho mostrado ao goleiro reserva da Lusa, Fabio.
FICHA TÉCNICA
GUARANI 0 x 3 PORTUGUESA
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Data: 31 de outubro de 2009, sábado
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP)
Assistentes: Márcio Luiz Augusto e Carlos Augusto Nogueira Junior (ambos de SP)
Público: 10.338 pagantes
Renda: R$ 153.498,00
Cartões amarelos: Bruno Aguiar (Guarani); Ygor e Preto (Portuguesa)
Gols: PORTUGUESA: Fellype Gabriel, aos 11 e e 25 minutos do primeiro tempo, e Ze Carlos, aos 23 minutos do primeiro tempo
GUARANI: Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Dão e Eduardo; Gláuber (Bruno Cazarine), Cléber Goiano, Léo Mineiro e Walter Minhoca (Caíque); Fabinho e Ricardo Xavier
Técnico: Oswaldo Alvarez
PORTUGUESA: Muriel; Domingos, Ygor (Henrique) e Thiago Gomes; Fernandinho, Acleisson, Preto, Marco Antônio (Héverton) e Marco Aurélio; Fellype Gabriel e Zé Carlos (Kempes)
Técnico: Vagner Benazzi