Superesportes

Vasco empata e fica mais perto do acesso

postado em 31/10/2009 18:33

[SAIBAMAIS]Fortaleza(CE) - O Vasco entrou no Castelão com o objetivo de em assegurar sua volta à série A, mas os resultados de Portuguesa e Figueirense não ajudaram. Além disso, o time carioca não conseguiu superar o Fortaleza e o empate por 1 a 1 neste sábado, na capital cearense, acabou adiando para a próxima rodada o sonhoo vascaíno de voltar ao grupo de elite..
Com o resultado, o Vasco se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro da série B com 67 pontos, cinco a mais do que o vice-líder Guarani. Já o Fortaleza segue em situação difícil na competição já que está na 18; posição com 33 pontos ganhos.

Na próxima rodada o Vasco enfrentará o Juventude no Maracanã enquanto o Fortaleza vai a Salvador encarar o Bahia.

Sem Carlos Alberto, vetado pelo departamento médico, o Vasco começou a partida no ataque, empurrando o Fortaleza contra a sua defesa. Aos três minutos, o time carioca mostrou o seu cartão de visitas com boa jogada de Alex Teixeira que driblou dois adversários mas foi travado na hora da conclusão. A bola acabou sobrando para Ernani bater por cima do travessão. Aos seis minutos, o goleiro Douglas apareceu bem em duas jogadas seguidas. Ele salvou um chute de Fernando após cobrança de escanteio e depois teve que se virar para defender um chute de Tite que ia entrando no seu canto esquerdo.

Só depois desses lances é que o time da casa acordou e passou a incomodar a equipe carioca, embora não conseguisse se aproximar do gol de Fernando Prass. Só aos 16 minutos é que o Fortaleza assustou em cobrança de falta de Elton. Três minutos depois foi a vez de Marcelo Nicácio que ganhou de Titi e chutou por cima do travessão.
Enquanto o baixinho Élton, ex-Corinthians, tentava organizar as jogadas do Tricolor cearense a organização das jogadas do Vasco ficava por conta de Alex Teixeira que buscava a penetração na defesa cearense usando sua habilidade.
Aos 24 minutos, Élton fez ótimo lançamento para Luiz Carlos que cruzou para Bismarck na entrada da área mas o meia cearense hesitou e acabou bloqueado na hora do chute.

O time cearense continuou melhor e aos 29 minutos, Eusébio chutou rasteiro de fora da área mas o goleiro Fernando Prass fez boa defesa. No lance seguinte, Élton descobriu Luiz Carlos dentro da área mas Fernando Prasse se jogou nos pés do atacante e conseguiu bloquear o chute.
O Vasco só voltou a dar sinal de vida aos 35 minutos quando Paulo Sérgio cruzou da direita, o goleiro Douglas saiu mal e Adriano cabeceou por cima, desperdiçando uma boa chance para abrir o marcador. Aos 41 minutos, Élton recebeu dentro da área, se livrou da marcação e chutou pelo alto para o goleiro Douglas desviar para escanteio quando Adriano estava livre na pequena área esperando o passe.
Nos minutos finais, o Fortaleza ficou mais tempo com a bola mas sem conseguir criar jogadas efetivas de gol.

Enquanto o Vasco voltou para o segundo tempo atuando de forma burocrática o Fortaleza entrou mais ligado no jogo. Aos três minutos, Eusébio tabelou com Marcelo Nicácio e chutou no canto mas o goleiro Fernando Prass se esticou para fazer a defesa. Aos sete minutos, Dedé fez ótimo passe para Bismarck que se livrou de Amaral com um bonito drible e chutou para marcar o primeiro gol. Enquanto os cearenses festejavam, Amaral e Élton se estranhavam e só não partiram para a briga por causa dos companheiros que se meteram entre os dois.
O Vasco empatou aos nove minutos quando Élton, de calcanhar, encontrou Paulo Sérgio livre pelo meio e o lateral chutou forte para empatar a partida. O jogo ficou aberto com os dois times buscando o desempate. Aos 15 minutos, Élton fez boa jogada e bateu cruzado com perigo para Fernando Prass.
Depois desse lance os times entraram num período de acomodação com os dois times errando muitos passes e dando preferência às jogadas laterais. Só aos 28 minutos é que o torcedor voltou a se agitar quando o ataque do Vasco fez boa jogada e o goleiro Douglas teve que sair nos pés de Alex Teixeira para evitar a conclusão do vascaíno.
Nos minutos finais, o Fortaleza pressionou em busca do gol da vitória. Aos 39, Luiz Carlos, livre dentro da área, perdeu um gol incrível. Dois minutos depois foi a vez de o goleiro Fernando Prass sair com os pés para evitar a queda do seu arco. Nos minutos finais, o meia Rodrigo Pimpão foi disputar uma bola na área do Fortaleza, caiu e sofreu uma luxação no braço dieito, sendo obrigado a deixar o campo.
Nos acréscimos quase o Vasco desempatou em jogada individual de Magno que se livrou da marcação e chutou para grande defesa de Douglas. No último lance da partida, Marcelo Nicácio jogou por cima a última chance de o Fortaleza conquistar uma vitória.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA-CE 1 x 1 VASCO-RJ
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 31 de outubro de 2009 (Sábado)
Horário: 16h10min(de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa-PE) e José Pedro da Silva (PE)
Cartão Amarelo: Leandro,Bismarck, Marcelo Nicácio e Saulo (F);Paulo Sérgio, Souza e Aloisio(V)
Gols:
FORTALEZA: Bismarck aos sete minutos do segundo tempo

VASCO: Paulo Sérgio aos nove minutos do segundo tempo


FORTALEZA: Douglas, Dedé, Gilmak, Everaldo e Eusébio(Marcos Tamandaré); Leandro(Rocha), Coutinho,Bismarck(Saulo) e Élton; Marcelo Nicácio e Luiz Carlos
Técnico: Roberto Fernandes

VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Titi, Fernando e Ernani; Amaral, Souza, Allan e Alex Teixeira(Magno); Adriano(Rodrigo Pimpão) e Élton(Aloisio)
Técnico: Dorival Júnior

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação